Eliminação das barragens com aumento de produtividade

A Haver & Boecker mostrou no evento a eliminação das barragens de rejeitos por meio do peneiramento à umidade natural, que visa não somente a eliminação da barragem, mas o aumento da capacidade de produção, melhor viabilização dos minérios de menor pureza, pela homogeneização destes com os de maior pureza que geralmente são blendados nos pátios de estocagem, menor investimento no Capex e Opex e maior facilidade na obtenção do licenciamento ambiental.

De acordo com a Haver & Boecker, um projeto desenvolvido na Mina do Pico, da Vale, começou depois de se identificar que a baixa eficiência de peneiramento gerava baixa produtividade, desgaste prematuro da britagem e aumento do recirculado com maior consumo energético. A adoção de equipamento da Haver & Boecker permitiu dar a mina mais produtividade ao minério.

Assim, de acordo com o exposto no evento, as peneiras vibratórias da Haver garantem a performance desejada para aplicações de difícil manuseio, com alta umidade, mesmo sem o uso de água no processo, o que contribui para a solução de um dos grandes problemas enfrentados pela mineração brasileira: a eliminação da barragem de rejeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *