Categorias

19 de outubro de 2021

Okena oferece soluções completas para deságue de rejeitos e operação de plantas de filtragem

A busca por alternativas e soluções para a disposição de rejeitos de mineração tem aumentado muito nos últimos anos, principalmente após os acidentes de Mariana e Brumadinho.

Garantir a segurança do meio ambiente e da comunidade têm sido prioridade e um dos grandes desafios para o setor da mineração.

Barragem de rejeitos não é a única alternativa disponível para deposição dos rejeitos. Existem outras rotas mais seguras e eficientes, e que também respeitam a legislação ambiental do setor de mineração.

Uma dessas alternativas, é o empilhamento a seco, utilizando tecnologias como o filtro prensa para deságue do rejeito. Esta rota já vem sendo aplicada por diversas mineradoras brasileiras apresentando resultados e impactos muito positivos.

A necessidade de grandes investimentos, alta demanda de tempo e energia do time de gestão operacional para garantir a eficiência do processo de filtragem e fazer a gestão de mais uma unidade operacional, ou seja, investir e gerenciar processos que não são o “core business” das empresas, têm sido um dos principais desafios para as mineradoras.

Com o objetivo de atender essa necessidade, a OKENA investiu na criação de uma unidade de negócios exclusivamente dedicada em oferecer SOLUÇÕES PARA LODOS E REJEITOS SÓLIDOS.

O escopo de fornecimento engloba desde a concepção do projeto, investimento, desenvolvimento do projeto, instalação e montagem, comissionamento, “startup”, e até a operação, manutenção e toda a gestão da planta. Com modelos de negócio com: (1) opção de transferência de ativos para o cliente; (2) aquisição de ativos já existentes; (3) gerenciamento de ativos existentes; e (4) Operação e Manutenção (O&M) de plantas e sistemas já previamente instalados.

Há uma década, a OKENA atua no tratamento físico-químico e biológico de efluentes e lodos industriais. Durante todos esses anos agregou sólido conhecimento e experiência no deságue e destinação de lodos. Além de contar com infraestrutura robusta e capacidade para ampliações, mão de obra experiente, corpo técnico especializado, licenças e certificações necessárias para oferecer aos clientes soluções completas e econômicas, também possui parceria com os principais fabricantes de equipamentos e sistemas de filtragem a fim de garantir eficiência, confiabilidade e qualidade no processo.

A OKENA realiza testes “on site”, com equipamento piloto móvel. Além disso, conta com laboratório e plantas de filtragem em sua unidade operacional localizada na cidade de Itapevi (SP); estrutura e corpo técnico para a realização de ensaios com amostras do rejeito.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp