Categorias

25 de julho de 2021

Revista Minérios e Minerales

Portal de informação do setor de mineração

CMOC implementa 7 sistemas para monitorar barragens

A CMOC Brasil atua na mineração e beneficiamento de nióbio e fosfato, minerais essenciais para o desenvolvimento da indústria global e o crescimento da agricultura no país. Ao constatar a necessidade de monitorar suas barragens, para assim prover maior controle, segurança e confiabilidade de suas estruturas, a companhia buscou soluções que melhor se adequavam as exigências e particularidades de seu complexo de estruturas. Este foi o momento de início da sinergia com a Leica Geosystems.

Após estudos prévios e análises criteriosas de cada localidade e estrutura, os engenheiros e especialistas da Leica Geosystems – juntamente com os responsáveis técnicos do complexo de barragens da Niobras/ Copebras, em Ouvidor (GO) – optaram por implementar o Projeto de Monitoramento 24/7, contendo sete sistemas autônomos, móveis e alimentados por energia limpa, que fornecem todas as condições necessárias para a operação da estação total robótica Leica TM50i, que tratava-se da última inovação em tecnologia de estações totais robóticas voltadas a monitoramento de estruturas, em 2019 (hoje contamos com a TM60i, ainda mais moderna e preparada para tais aplicações).

Com esta tecnologia foi possível implementar uma solução para gerenciamento de dados, fornecimento de ferramentas de interpretação + análise e configurações de alertas em tempo real, através dos softwares Leica GeoMoS Monitor – responsável pelo gerenciamento do banco de dados, rotina de captura de informações, filtros de qualidade, alertas em tempo real, dentre outros – e o software Leica GeoMoS Now – responsável pelo acesso a

informações de projetos de monitoramento através de qualquer dispositivo baseado na web, ferramentas para interpretação de dados, geração automática de relatórios, outros.

Prezando por valores como segurança, integridade, respeito e responsabilidade, a CMOC buscou uma parceira com tradição em monitoramento, a fim de implantar sistemas 100% confiáveis e de manutenção e acompanhamento facilitados. Estes resultados foram integralmente obtidos, segundo as próprias palavras do engenheiro responsável pelos sistemas: “Os sistemas exigem baixa manutenção, além de oferecer alertas confiáveis e ágeis. Todo este conjunto contribui para o conhecimento do comportamento das estruturas (barragens) da CMOC, permitindo a mitigação de riscos, aumento na segurança e a possibilidade de evitar-se surpresas indesejadas”.

Deixe uma resposta