Categorias

21 de outubro de 2021

Karoline Fontanela Guimarães, Engenheira de Minas pela UFPA

“Estou na Mineração Paragominas desde 2014, tendo ocupado os cargos de Engenheira Jr, Engenheira PL, Supervisora de Planejamento e Geologia e, atualmente, Gerente de Infraestrutura de Mina.

Lidero uma equipe de 115 pessoas. Sou a primeira mulher na Mineração Paragominas a assumir esse cargo. Somos responsáveis pela supressão vegetal, condição de acessos para escoamento de minério, drenagem de mina, praças de carregamento, depósitos de estéril, estoques de minério, inspeção de vias, controle de poeira e reabilitação de áreas mineradas.

Antes de iniciar o curso de Engenharia de Minas, na UFPA, tive a oportunidade de visitar uma mina de ferro. Pude ir à cava, conhecer todo o processo e aquilo me encantou. Era um curso novo na universidade e eu entrei na terceira turma. Na minha primeira experiência profissional na mineração, estive por um ano e meio na operação de mina e depois trabalhei seis meses em planejamento de mina. Foi um período de intenso aprendizado.

Surgiu uma oportunidade para atuar com planejamento de mina como engenheira na Hydro e durante quatro anos trabalhei nesta área. Em 2018, eu assumi a supervisão de planejamento e geologia de mina, acumulando também por alguns meses a supervisão de topografia de mina, comandando cerca de 27 pessoas nas duas funções.

Tento inspirar as pessoas à minha volta para que cada vez mais mulheres atuem no setor de mineração e se desenvolvam para ocupar cargos de gestão. O fato de uma posição ainda não ter sido ocupada por uma mulher não quer dizer que você não tenha condições de assumir este desafio. O importante é estar preparada e acreditar no seu potencial.”

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp