Naia Guimarães Pereira, Engenheira de Planejamento de curto prazo na Vallourec

Sou Naia Guimarães Pereira, Engenheira de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto, onde também concluí o mestrado em Engenharia Mineral no ano de 2018. Atualmente estou finalizando minha segunda graduação como Engenheira de Produção.

Meu interesse pelo curso de Engenharia de Minas surgiu quando um dos meus professores, ainda na época de colégio, falou sobre a profissão. Minha mãe ficou receosa na época por acreditar que a profissão era voltada para o sexo masculino.

Minha primeira experiência na mineração foi em um estágio na Fundação Gorceix em Ouro Preto, trabalhando com testes de classificação e caracterização de minérios em bancada e planta piloto. Em 2017 entrei na Vallourec atuando inicialmente nas áreas de performance, aplicação do Lean Manufacturing e pesquisa operacional, em seguida fui convidada a compor o time da Mineração.

Atualmente atuo como Engenheira de Planejamento de curto prazo, elaborando e acompanhando os planos de lavra trimestrais e mensais. O preconceito com as mulheres ainda existe em várias áreas, não só no mercado de trabalho, e é um desafio diário a ser enfrentado por nós. 

Recentemente recebi em um evento da empresa o reconhecimento como destaque do ano de 2019 em “empoderamento feminino”, fato que me fez acreditar ainda mais estar no caminho certo. Espero ao longo da minha carreira poder incentivar e apoiar outras mulheres a lutarem por seus sonhos, sem ter medo de que o fato de serem mulheres possa interferir nisso. Não é uma caminhada fácil, mas juntas sempre seremos mais.

Deixe uma resposta