Categorias

19 de outubro de 2021

Claudia Guimarães Silva

“Atuo especificamente no Controle da qualidade há mais de 30 anos. Minha jornada começou na década de 80 logo após a formação técnica em química na Escola técnica federal de Minas Gerais e desde então me apaixonei pela minha profissão. Minha primeira experiência foi na empresa Gerdau (na época AÇOMINAS) onde iniciei meus passos na mineração. Analisando a composição química e física do minério de ferro, calcário entre outros minerais metálicos percebi a riqueza e a importância destes minérios para a produção do aço.

Nos anos 90, mudei para a cidade de Vitória-ES e passei por novos desafios atuando na área de fertilizantes e calcário agrícola (Yara Fertilizantes), que também são produtos de origem mineral essenciais para o aumento da produtividade agrícola.

Passados os anos e dando mobilidade a minha carreira profissional atuo desde 2003 no controle de qualidade do calcário (Carbonato de cálcio natural) extraído das rochas de Cachoeiro de Itapemirim-ES, na empresa Micron-ita. Nesta, fui a primeira mulher a ser admitida e claro, no início foi bastante difícil a aceitação por parte dos demais gestores, contudo com o tempo e com ajuda da habilidade feminina as barreiras foram se rompendo o que contribuiu para abrir as portas para admissão de outras mulheres na empresa.

São 18 anos trabalhando na mesma unidade produtora a qual foi adquirida recentemente pela IMERYS, empresa global e maior do mundo no segmento de minerais.

Apesar da longa experiência, muitas visitas a jazidas, participação no desenvolvimento de fornecedores de matéria prima entre outras atividades, minhas expectativas em relação ao trabalho, é de contínuo aprendizado e o maior desafio é liderar pessoas.

Sou Gerente da Qualidade nesta empresa e conto com uma equipe de 21 pessoas distribuídas em 4 plantas e liderar pessoas não é tarefa fácil.

É preciso empatia, comprometimento, ter uma visão estratégica, e incentivar continuamente o sucesso da equipe.

Considero que ser líder é ser exemplo em tudo que faz, é reter talentos e acima de tudo ter a capacidade de formar novos líderes.”

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp