Juliana trabalha na Mineração Riacho dos Machados

Meu nome é Juliana. Trabalho na Mineração Riacho dos Machados – Leagold Mining – desde 2015, situada em Riacho dos Machados (MG), quando ingressei no quadro de funcionários para a função de auxiliar técnico de manutenção.

Anteriormente, trabalhava como professora de geografia, e com o intuito de crescer, participei de uma seleção, que até então eu não me imaginava trabalhando em uma oficina mecânica, mas decidi participar.

Quando me perguntaram se surgisse uma oportunidade para que área gostaria de ir, respondi que seria para de meio ambiente devido minha formação acadêmica, e logo veio a surpresa: estava entre os selecionados para a função.

Confesso que inicialmente era tudo muito novo, até porque não tinha nenhuma experiência, mas como havia dito na entrevista técnica, uma palavra que me define: determinação.

Estava pronta para arregaçar as mangas e aprender e foi assim. A equipe com a qual fui escalada para trabalhar teve muita paciência, boa vontade, e principalmente estavam sempre prontos para tirar minhas dúvidas, e isso foi me motivando cada dia mais.

Com pouco mais de um mês me propuseram para trabalhar no PCM, auxiliando o técnico de planejamento. Então, logo aceitei mais este desafio, fui muito bem recebida e iniciei minhas atividades, com entusiasmo e vontade de aprender, buscando agregar conhecimentos e habilidades.

Sendo assim, com um retorno positivo frente aos meus superiores, o tempo foi passando, fui me aperfeiçoando cada vez mais com as atividades. Foi aí que passei a fazer o trabalho de planejamento e programação de toda a frota. Atualmente, realizo todo o controle das manutenções preventivas, corretivas, preditivas, inspeção e lubrificação, e acompanhamento dos kpi’s da frota.

No meu dia-a-dia, visando e buscando sempre a excelência no que diz respeito à melhoria contínua, quanto à disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos, trabalho conforme um princípio japonês baseado no Genchi Genbutsu, que significa “vá ver”, que por sua vez representa uma atitude.

Realizo minhas atividades diárias com interação direta com a equipe de execução. Acredito que desta forma consigo planejar melhor a atividades a serem executadas. Este mês completei quatro anos de empresa.

Foram anos de muita garra e determinação, que somaram em minha vida muito crescimento, tanto profissional quanto pessoal, além de valores imensuráveis.

Espero ir muito além. Sei que tenho capacidade e busco diariamente por isso, como diz o autor do livro líder 360°: “Não espere ser promovido para fazer a diferença, faça o hoje”.

Juliana A. Martins Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *