BAUMA 2019: Megabritador de eixo excêntrico produz 8 mil t/hora e pode ser instalado no subsolo

Quinze empresas estão na fase final do Prêmio de Inovação que a entidade industrial alemã VDMA vai conceder para apenas cinco produtos/serviços, a serem revelados quando a feira abrir em 8 de Abril próximo, em Munique, Alemanha

Com dois pavilhões novos que consolidam sua posição como a principal exposição global de equipamentos de construção—com inserção crescente também do setor de mineração que já representa 20% do espaço ocupado por 3500 expositores de 60 países—a Bauma 2019 em Munique, Alemanha, direciona seus holofotes para a inovação tecnológica da indústria mundial de equipamentos, com forte ênfase na tecnologia digital.  As principais marcas se valem dela para acelerar ganhos de produtividade e reduzir de forma drástica paradas não programadas—além de captar a opinião do usuário.

A Liebherr vai concorrer ao Prêmio de Inovação com o projeto do guindaste de torre 370EC-B Fibre , equipado com cabo de fibra que pesa um quinto do similar em aço e tem vida quatro vezes mais longa—porém , custa mais caro.  Na categoria de design, ela concorre com um software amigável ao usuário chamado INTUSI, que será incorporado no futuro a todos os modelos de máquinas, servindo de interface com o operador humano e dialogando com suas reações intuitivas.

A Wirtgen, agora do grupo John Deere, teve seu software Mill Assist escolhido entre os finalistas  do prêmio.  O programa digital, dedicado a fresadoras de grande porte, coordena os principais parâmetros que afetam a qualidade de fresagem: profundidade de corte, velocidade do rotor, avanço da máquina, etc. O operador pode então se dedicar à direção e trajetória da máquina e supervisionar os caminhões.

A Bomag criou um processo de ionização das partículas de poeira que são capturadas durante sua trajetória na correia transportadora da fresadora, com possibilidade mínima de fuga de material.

Motor diesel de emissão ajustável

Em termos de lançamentos na Bauma 2019, a Liebherr alinhou produtos como a 8ª geração de escavadeiras hidráulicas  cujo motor diesel atende tanto às normas rigorosas de emissão da Comunidade Europeia, como pode ser ajustado para operar em mercados menos regulados dos países emergentes. São de 22 a 45 t e serão apresentados ao longo de 2019.

Em guindastes móveis haverá 4 novos modelos, além de uma máquina sobre esteiras capaz de manipular 300 t e equipado com sistemas inovadores de suporte ao operador para tornar seu trabalho mais seguro e fácil.

Para a linha de carregadeiras grandes batizada de XPower, as melhorias incluem dispositivo que detecta obstáculos à ré e sensores para monitorar os pneus.  No setor de mineração, a marca promete dois lançamentos que são mantidos em segredo até a abertura da Bauma 2019—mas já se sabe que serão em escavadeira hidráulica e caminhão off road,  ambos na faixa intermediária de capacidade.

Volvo é pioneira em máquina compacta elétrica

A empresa sueca sustenta sua história de pioneirismo ao lançar dois equipamentos hidráulicos-elétricos compactos na Bauma 2019, seguido pela apresentação de outros modelos com a mesma tecnologia ao longo do ano.  Na megaexposição de Munique, as escavadeiras ocuparão o centro do pavilhão, com os novos modelos EC200E de 20 t, as compactas EC15 e EC20E, a EC750E de alto alcance para demolição, a EC300E híbrida /hidráulica e uma unidade EC220E com Active Control que automatiza os ciclos da lança e da caçamba, obtendo maior produção.

A fábrica também lança o relatório Productivity Report para os frotistas, que se vale da telemática para captar dados operacionais em tablets  para otimizar o gerenciamento das máquinas, incluindo economia de combustível, produtividade e saúde dos componentes críticos.

A série G dos caminhões articulados Volvo ganhou cruise control para regular a velocidade de cruzeiro e controle de velocidade de descida que também pode ser fixada pelo operador

Tecnologia XE possibilita corte de 35% no consumo

É o que a Caterpillar promete atingir no trator de esteiras D6XE—o primeiro do mercado com tração elevada e elétrica; nas carregadeiras 966M XE e 972M XE, equipadas com tração em paralelo que combina acionamento hidrostático com engrenagem mecânica, proporcionando transmissão de potencia contínua e variável;

As escavadeiras 330GC, 330 e 336 representarão na Bauma 2019 a próximo geração de modelos dessa linha, com sistema Cat Connect Technology incorporado que dá ganhos de eficiência de até 45%.

Uma estação de operação remota para o trator D8T estará em demo, que poderá trabalhar em modo semi-autônomo.  Em caminhões fora de estrada, a empresa exibirá o 777G, de 100 tc e motor de 945 HP, com duas caçambas a escolher—em V de 60 m3 ou de fundo plano, com ou sem revestimento de borracha.

Planta turnkey all-in-one

Combo all-in-one é uma planta de processamento a úmido a ser lançado pela CDE, que ao incorporar todas as operações numa único chassis, pretende estabelecer um novo padrão.  É uma solução turnkey para produzir material lavado dentro de especificação, partindo de uma ampla variedade de alimentação, exigindo um mínimo de obras civis para ser instalada e relocada.  A planta possui tratamento d’ água integrada,  revestimentos contra desgaste para 20 anos de uso, e mecanismo patenteado que facilita o acesso à bomba.

Metso mantém em segredo lançamento para caminhões de mineração

Metso vai lançar na Bauma 2019 uma inovação para caminhões fora de estrada—ingressando num novo mercado—com promessa de reduzir o custo por tonelada transportada.  A ver em 8 de Abril próximo em Munique.  A conhecida linha Lokotrack de plantas moveis de britagem e classificação tem agora a série Urban, que pode operar em centros urbanos ao reduzir em até 60% o nível de ruído e gerar mínima  emissão de poeira.

O britador cônico MX com a tecnologia patenteada Multi-Action já vendeu 50 unidades em diversos países, comprovando os resultados em custos de produção e menos paradas programadas.

Megabritador de baixa altura  opera na superfície ou no subsolo

Thyssenkrupp Industrial Solutions lança

Thyssenkrupp Industrial Solutions lança britador ERC de rolo excêntrico com tela integrada que possibilita produção de até 8 mil t/h na britagem primária, podendo ser instalado inclusive no subsolo.  Tem uma altura de 20 a 55% menor do que britadores primários tradicionais, ao instalar o rolo de forma excêntrica entre a tela de classificação e as camaras de britagem.  Os finos são descarregados diretamente ao invés de passar pela câmara de britagem, reduzindo o consumo de energia e desgaste dos componentes.  Pode operar em plantas móveis, por gerar baixa vibração.

Wirtgen lança nova mineradora contínua de superfície 220 SM/220 SMi, projetada para lavras de médio porte, largura de corte de 2,2 m e profundidade de até 300 mm, capaz de extrair material com resistência compressiva de 50 Mpa.  Com esteiras direcionais, pode fazer lavra seletiva com precisão.  Já está preparada para GPS e controle a laser. (FOTO)

O destaque da Beumer Group na Bauma 2019 é o projeto de duas correias transportadoras que somam 13,7 km para a Sichuan Yadong Cement,  em Pengzhou, China, atravessando áreas habitadas, onde níveis de ruído e de emissões foram estipuladas pelas autoridades locais.  A mesma fábrica cimenteira já havia contratado uma correia overland de 12,5 km em 2009, cujo traçado cruzava relevo acidentado e reservas naturais, passando por riachos e terrenos instáveis.

de rolo excêntrico com tela integrada que possibilita produção de até 8 mil t/h na britagem primária, podendo ser instalado inclusive no subsolo.  Tem uma altura de 20 a 55% menor do que britadores primários tradicionais, ao instalar o rolo de forma excêntrica entre a tela de classificação e as camaras de britagem.  Os finos são descarregados diretamente ao invés de passar pela câmara de britagem, reduzindo o consumo de energia e desgaste dos componentes.  Pode operar em plantas móveis, por gerar baixa vibração. (FOTO)

Wirtgen lança nova mineradora contínua de superfície 220 SM/220 SMi, projetada para lavras de médio porte, largura de corte de 2,2 m e profundidade de até 300 mm, capaz de extrair material com resistência compressiva de 50 Mpa.  Com esteiras direcionais, pode fazer lavra seletiva com precisão.  Já está preparada para GPS e controle a laser. (FOTO)

O destaque da Beumer Group na Bauma 2019 é o projeto de duas correias transportadoras que somam 13,7 km para a Sichuan Yadong Cement,  em Pengzhou, China, atravessando áreas habitadas, onde níveis de ruído e de emissões foram estipuladas pelas autoridades locais.  A mesma fábrica cimenteira já havia contratado uma correia overland de 12,5 km em 2009, cujo traçado cruzava relevo acidentado e reservas naturais, passando por riachos e terrenos instáveis.