Na cerimônia de abertura do 9º. Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração e da III Brasmin (Feira da Indústria da Mineração), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ressaltou a importância do setor para o desenvolvimento no estado. Os eventos organizados pela ABPM (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração), Brasil Mineral, Minde e Proma Feiras, começaram nesta segunda, dia 24, e acontecem até quinta, 26, no Centro de Convenções da Puc- Goiânia, com cobertura da revista Minérios & Minerales.
O governador goiano Ronaldo Caiado disse que Goiás teve um crescimento na industrialização por conseguir agregar valor, o que para o estado gera outro tipo de renda e perspectiva de desenvolvimento. “A mineração é importante para o estado de Goiás, que tem conseguido avançar na parte burocrática para desenvolver o setor no estado. Sabemos a relevância de se avançar no mapeamento geológico para que os pequenos e médios mineradores possam crescer no estado de Goiás. Há um subsolo rico a ser explorado em pesquisa de níquel, cobre, terras raras, nióbio entre outras demandas”, afirmou Caiado.
Prêmio de Excelência e Workshop Opex 2025
Após a Brasmin, o próximo evento do setor que reunirá as principais mineradoras, fabricantes, empresas e profissionais da indústria da mineração será o 27º Prêmio de Excelência e 16º Workshop Opex 2025, evento duplo promovido pela revista Minérios & Minerales nos dias 30 e 31 de julho, no Minascentro, em Belo Horizonte.
A revista, que em sua última edição abordou as principais mineradoras da região Centro-Oeste – disponível no site https://revistaminerios.com.br/revista-edicoes/ – é organizadora do evento que premiará 35 projetos eleitos por um Júri Independente. A lista dos premiados já foi divulgada e pode ser acessada no site em: https://revistaminerios.hubspotpagebuilder.com/premio-de-excelencia .
Já o Workshop Opex 2025 contará com apresentações dos projetos premiados e palestras de empresas e instituições convidadas, tais como: Vale, Aura Minerals, Itaminas, Brazauro (Gmining), Morro do Ipê, Sigma Lithium, Lithium Ionic, entre outras grandes mineradoras. Do setor público irão participar do evento
representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração), FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e Sindiextra (Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais) e outras entidades convidadas.