Tubos com material reciclado reduzem carbono incorporado em obras de mineração
Tubulações produzidas com material reciclado podem reduzir em até 80% o carbono incorporado em sistemas utilizados na mineração. A solução foi apresentada pela ADS Tigre durante a Exposibram 2026, como alternativa para projetos que buscam diminuir as emissões associadas à implantação de estruturas de controle e condução de água.
Diretor da ADS Tigre, Gabriel Figueiredo Neto conta que a empresa vem ampliando a atuação no setor de mineração e desenvolvendo produtos voltados principalmente à gestão das águas pluviais.
“Hoje temos uma linha realizada com material reciclado que consegue reduzir em até 80% o carbono incorporado. Na mineração, nossos clientes buscam fornecedores que tenham estudos de ciclo de vida e declarações que comprovem essa redução”, afirma.
Entre os produtos estão os tubos corrugados DrenPro, fabricados em polietileno de alta densidade (PEAD). Na mineração, eles podem ser utilizados em sistemas de drenagem superficial e profunda, em áreas de mina, vias de acesso, pilhas de estéril e rejeitos.
O material também pode ser empregado na condução de fluidos e polpas com sólidos em suspensão e em sistemas de coleta de soluções em processos de lixiviação. A resistência à abrasão e à corrosão permite o uso em ambientes sujeitos à presença de produtos químicos e variações de pH. Outra característica é a flexibilidade do PEAD, que permite ao tubo acompanhar movimentações do terreno e recalques sem depender apenas da rigidez do material para suportar as cargas

