Aplicativos modelam dados e integram diversas áreas

Aplicativos modelam dados e integram diversas áreas

O projeto desenvolvido pela Buritirama tem como finalidade criar um nível de automação, automatização e controle de atividades que manipulem dados e utilizem formulários ou mecanismos sem padronização, para a coleta, guarda e compartilhamento destes entre as áreas.


Os apps resultantes dessas melhorias em processo têm por objetivo criar um modelo aderente à necessidade de sistematizar esses controles, conseguindo organizar os dados a serem gerados, armazenados e manipulados de alguma forma, ajudando na tomada de decisões, à gestão da companhia.


A criação desses aplicativos permite ainda a modelagem do fluxo de dados com capacidade de formatação em modelos de BI para consulta online e suas integrações, com outros dados já coletados por outras aplicações ou sistemas presentes em várias áreas e níveis de controle.


O projeto está diretamente ligado à área de tecnologia, criando interação e integração entre todas as outras áreas. Um ganho na implantação da ferramenta, justamente ao conseguir conectar todas as áreas por meio dos apps.


O aplicativo, por exemplo, direcionado ao gerenciamento e controle de amostras em todo o ciclo de vida delas até o resultado no laboratório, foi desenhado com a participação da equipe técnica do laboratório, utiliza o modelo de controle de qualidade presente na companhia. Criando um fluxo simples com acompanhamento em fotos, localização da coleta e recebimento no laboratório, os dados são inseridos acompanhando o fluxo de trabalho da área, para entradas e registro a cada etapa do processo possibilitando o acompanhamento ontime da amostra.

Já o app de gestão colaborativa e integrada entre o transportador, o motorista e a Buritirama foi concebido com a necessidade de conectar a transportadora contratada ao modelo de gerenciamento de acesso às unidades da empresa, criar uma previsão antecipada de carregamento e ajudar o terceiro a gerir seu parceiro e veículo.


Junto ao desenvolvimento desse controle com a transportadora, implementou-se um modelo de ordem de carregamento digital por meio de QR Code gerado para dispositivos móveis, com dados de identificação e dispositivos de controle necessários, para a autorização de acesso às unidades e direcionamento da carga, sem a necessidade de um contato próximo entre os colaboradores envolvidos, presando pelo distanciamento social nesse processo.


O app de suprimentos foi criado para estabelecer mobilidade para a equipe de gestão de estoque nas seguintes atividades: consulta aos itens de almoxarifado; consulta de itens de maior fluxo e maior necessidade de controle; abertura de inventário integrada ao ERP com sistema de contagem; e identificação do item in loco, com busca por QR Code do item ou código de barras.


Pode-se concluir que essas ferramentas, além de controle e agilidade entre os dados, ajudam a diminuir a distância entre as partes que participam de um processo independente, criando a cultura de que é possível melhorar por meio de medidas simples, desde que constantes.

AUTORES: Alexon Fernandes dos Santos, diretor de tecnologia; Hueila Saraiva de Sousa, analista de TI; e Ildean Freitas Moura de Brito, analista de TI – todos da Buritirama