O objetivo do trabalho foi realizar a homologação do Analisador Multifuncional de Particulados de Respostas Rápidas (AMP-RR) no processo de flotação em coluna da CSN Mineração.
Como objetivo específico, o projeto visou avaliar a aderência do AMP com as análises do laboratório químico da CSN; analisar o potencial ganho na redução da variabilidade do teor de sílica do concentrado da flotação e verificar o potencial ganho no consumo do reagente amina na flotação.
O processo de flotação em coluna é uma importante etapa de concentração do minério de ferro na CSN Mineração.
Para a melhoria deste processo foi testado o AMP da empresa Ivtek Sistemas de Controle Industriais, que através de tecnologia por visão computacional é capaz de analisar em um único procedimento diversas características do minério.
O período dos testes foi de 10/10/2019 a 31/05/2020, e contemplou as seguintes etapas: parametrização e construção do algoritmo, testes de comparação com laboratório químico e testes industriais.
Como conclusão do trabalho o equipamento mostrou ganhos expressivos no consumo de reagente e estabilidade do processo de flotação em coluna da CSN Mineração.
Os ganhos quantitativos e qualitativos podem ser assim resumidos: boa aderência (indicação de tendência) com os resultados do laboratório químico (r² = 86% da análise de regressão linear); maior previsibilidade; redução de 22% na variabilidade do %SiO2 do concentrado da flotação; estabilidade do processo; redução de 9,5% na dosagem de amina, gerando potencial ganho em redução de custo de R$346.020/ano; e maior velocidade de atuação na flotação.
AUTORES: Edgar Rodo Mantilla, engenheiro de processo; Julio Cesar Tavares, técnico de desenvolvimento; e Fabiano Franco da Rocha, especialista em engenharia – todos da CSN Mineração
One thought on “Analisador de teor de sílica por imagem substitui processo químico”