Yamana avança na expansão Fase 2 em Jacobina

Yamana avança na expansão Fase 2 em Jacobina

Segundo o jornal Grande Bahia, a Yamana Gold Inc informou que teve progresso significativo na expansão do Fase 2 em Jacobina, para aumentar a produção para 8.500 toneladas /dia e a produção anual para 230.000 onças de ouro.

Entre os destaques da Fase 2 estão os testes conduzidos durante o segundo trimestre que demonstram que a planta de processamento pode atingir a produção  média mensal de pelo menos 7.500 t/dia , como foi alcançado em maio deste ano.

A Yamana poderá atingir 8.500 t/dia, com a eliminação de gargalos e melhorias operacionais, sem a instalação de um moinho de bolas adicional.  A engenharia para a expansão da Fase 3 para 10.000 tpd avançará em paralelo com a Fase 2. Um estudo de viabilidade para a Fase 3 está programado para 2023 e o comissionamento do projeto para 2027.

Jacobina

Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do governo da Bahia, a Yamana Gold é a 3ª maior mineradora de ouro em atuação no Brasil e a 1ª maior do estado. O município de Jacobina, onde o empreendimento está instalado, é uma dos maiores arrecadadores da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).

No ano passado, somente Jacobina foi responsável por 21% (R $ 12,2 milhões) dos R $ 57,9 milhões arrecadados no total.