Total Rental aposta em plataformas com bateria de lítio para aumentar produtividade em obras

Total Rental aposta em plataformas com bateria de lítio para aumentar produtividade em obras

As plataformas aéreas equipadas com baterias de lítio e os equipamentos desenvolvidos para trabalhos em alturas de até cinco metros foram os principais destaques da Total Rental durante a Mineracon, realizada entre os dias 8 e 10 de julho, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Especializada na locação de máquinas e equipamentos para trabalhos em altura, a empresa apresentou alternativas voltadas para aumentar a autonomia dos equipamentos e reduzir o uso de escadas em atividades rotineiras.

Segundo o sócio-proprietário da Total Rental, Alexandre Vieira, as plataformas com baterias de lítio representam uma evolução em relação aos modelos equipados com baterias de chumbo-ácido, ainda comuns no mercado.

“Essas plataformas têm maior autonomia de trabalho, melhor capacidade de carga e você não corre o risco de perder produtividade por causa de uma bateria condenada durante a operação”, afirmou.

De acordo com Vieira, a tecnologia está disponível no Brasil há cerca de três anos e tem sido incorporada gradualmente às operações da empresa. Além da maior durabilidade, ele destaca que a substituição das baterias tradicionais também contribui para reduzir impactos ambientais.

Outro equipamento apresentado foi a chamada “low level”, uma plataforma compacta utilizada em serviços realizados a até cinco metros de altura. Segundo o empresário, o modelo busca substituir o uso de escadas em atividades que exigem acesso elevado.

“Hoje, cerca de 90% dos trabalhos em altura acontecem abaixo dos cinco metros. Por isso, essas plataformas surgem como uma alternativa para mecanizar esse tipo de serviço”, explicou.

A Total Rental atua há 11 anos no mercado de locação de plataformas aéreas e também oferece venda de equipamentos novos e seminovos, além de treinamento, assistência técnica e consultoria para definição do modelo mais adequado para cada operação.

Segundo Vieira, embora a locação seja o principal negócio da empresa, a venda atende clientes que mantêm operações contínuas, como prestadores de serviço que atuam em contratos de longa duração dentro de mineradoras e indústrias.

“A gente procura entregar a solução completa, desde a escolha do equipamento até treinamento, certificação e suporte técnico para a operação”

Mineracon

A primeira edição da Mineracon, promovida pela Associação dos Engenheiros de Minas de Minas Gerais (ASSEMG), reuniu entre os dias 8 e 10 de julho, na Arena MRV, em Belo Horizonte, profissionais, empresas, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições ligadas ao setor mineral. A programação foi marcada por palestras, minicursos, workshops e debates sobre inovação, segurança, sustentabilidade e novas tecnologias aplicadas à mineração.

Com o tema “Mineração Sustentável, Tecnologia, Segurança e Inovação: desafios e oportunidades para a Engenharia de Minas do futuro”, o evento abordou temas como inteligência artificial, automação, monitoramento digital, gestão de rejeitos, barragens, hidrogeologia, recursos minerais e governança.