Categorias

25 de junho de 2021

Revista Minérios & Minerales

Portal de informação do setor de mineração

Serra Verde fecha fornecimento de terras raras

A Mineração Serra Verde, que desenvolve projeto em Minaçu, em Goiás, informa que fechou acordo para o fornecimento de concentrado de terras raras assim que iniciar a sua operação prevista para início de 2022. Com isso, a empresa dá impulso ao primeiro projeto para produzir esse mineral no Brasil—que tem demanda crescente no mercado mundial.

A empresa acrescenta que o negócio foi feito com empresas globais que operam com essa linha de minerais. A futura planta terá capacidade para produzir 7 mil toneladas por ano de concentrados de terras raras, com vida útil estimada em 24 anos.

Conjunto de 17 elementos da tabela periódica, as terras raras são produzidas majoritariamente na China, que detém 90% da produção mundial. Nos últimos anos, o país impôs restrições sobre exportação, reservando sua produção para o mercado interno, o que tem aumentado a procura por novos depósitos no mundo. Terras raras são insumos essenciais para indústrias de alta tecnologia, ligadas à energia limpa e mobilidade, tais como: lasers de aplicação industrial e médica; equipamentos de tomografia, cerâmicas e ligas metálicas especiais; e super-ímãs, para a produção de veículos elétricos e turbinas eólicas.

Deixe uma resposta