Programas em sustentabilidade levam mineradora ao Selo ODS Brasil 2025

Programas em sustentabilidade levam mineradora ao Selo ODS Brasil 2025

Destaque nacional no ODS 10, Redução das Desigualdades, alcançando a maior pontuação entre os ODS Guia, por iniciativas desenvolvidas em Catalão, Ouvidor, Cubatão e São Paulo, a CMOC recebeu o Selo ODS Brasil 2025, certificação nacional oficial concedida pelo Instituto Vozes da Inclusão. O reconhecimento avalia a maturidade institucional, os impactos sociais, ambientais e de governança, além da aderência das organizações brasileiras aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

Programas como “Fornecedor Capacitado”, “Gestão Hídrica”, “Saúde na Roça”, “Cerrado Imaterial”, “A Lógica Aplicada ao Cotidiano”, “Cubatão Sinfonia”, “Instituto Querô”, “Roda de Conversa” e “Voluntariado” comprovam o compromisso da empresa com inclusão produtiva, acesso à educação, desenvolvimento comunitário e fortalecimento das redes locais. 

Para Eduardo Lima, diretor executivo da CMOC Brasil, essa conquista confirma a visão da empresa de atuar de forma responsável e integrada aos territórios. “Esse reconhecimento evidencia que seguimos no caminho certo, construindo impactos reais e duradouros. Trabalhamos para que nossas operações deixem um legado positivo, fortalecendo comunidades, ampliando oportunidades e contribuindo para um futuro mais sustentável”, afirma.

A certificação reconheceu igualmente a aderência da empresa aos ODS Vinculados, como:

  • ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis, por sua política de resíduos, economia circular e eficiência operacional;
  • ODS 17, Parcerias e Meios de Implementação, com alianças estratégicas com escolas, universidades, prefeituras, secretarias, entidades sociais e instituições do Sistema S.

Como ODS Orientadores, que direcionam decisões estratégicas e consolidam a governança da empresa, o Selo reconheceu a CMOC nas seguintes frentes:

  • ODS 13, Ação Climática, pela mitigação de emissões, projetos de reflorestamento e práticas de baixo carbono;
  • ODS 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes, com políticas robustas de governança, compliance, ética e transparência.

Para a empresa, o mapeamento técnico do Selo ampliou ainda o escopo de contribuição da CMOC para um total de 14 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, graças a iniciativas adicionais encontradas em programas analisados em áreas como Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5), Energia Limpa e Acessível (ODS 7), Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9) e Vida Terrestre (ODS 15). A abrangência das iniciativas demonstra que a atuação da CMOC vai além das operações minerárias, fortalecendo políticas educacionais, ampliando oportunidades para mulheres, incentivando eficiência energética, impulsionando inovação e preservando biodiversidade.