Iniciativa qualifica mulheres para atuarem como operadoras de caminhões

Iniciativa qualifica mulheres para atuarem como operadoras de caminhões

Mais uma grande oportunidade para quem deseja atuar na área da mineração. A Kinross desenvolveu um programa para mulheres, voltado para as comunidades da região de Paracatu, em Minas Gerais, com o objetivo de qualificá-las para trabalharem como operadoras de caminhões. Além de proporcionar uma atuação mais inclusiva e formar um ambiente de trabalho mais acolhedor e diverso, a iniciativa, chamada Programa de Qualificação – Operadoras de Equipamentos Móveis, foi feita em parceria com o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), organização que oferece desenvolvimento profissional aos trabalhadores de transportes.

Na 1ª turma do Programa, as 30 vagas ofertadas foram preenchidas, após uma seleção que contou com mais de 970 candidatas. Para participar, as mulheres precisavam ter a carteira de habilitação na categoria B, que permite a condução de veículos de quatro rodas com menos de 8 passageiros. As alunas aprovadas no curso contaram com um upgrade em suas CNHs para a categoria D custeado pelo programa, que habilita as condutoras a operarem veículos de carga e de passageiros com mais de oito lugares.

O curso teórico teve início em outubro de 2023, com duração de um mês e um total de 128 horas de conteúdo teórico. As candidatas que foram certificadas pelo programa tiveram a possibilidade de serem admitidas pela Kinross para atuarem no complexo industrial da mineradora em Paracatu. Esta foi a primeira turma do programa que a empresa tornou semestral, oferecendo novas oportunidades para mais mulheres.

Em um segmento historicamente masculino, a mineradora se posiciona como uma organização que busca ampliar o espaço do público feminino na mineração. “Queremos que a presença de mulheres na empresa seja cada vez maior. Contamos com uma série de iniciativas de formação profissional voltados para a empregabilidade da mulher no setor mineral, em áreas como mecânica e operação, que são tradicionalmente masculinas. Programas como o de qualificação de operadoras de equipamentos móveis são uma grande oportunidade para que moradoras das comunidades próximas à Paracatu possam se qualificar e garantir uma nova fonte de renda, de forma que elas desenvolvam suas carreiras e conquistem mais espaço, inclusive em posições de liderança”, conclui Eduardo Magalhães, diretor de RH, TI e Suprimentos da Kinross.

“Para Ana Paula Silva, instrutora do SEST SENAT, as mulheres têm contribuído para que o transporte dentro da mineração e de outros segmentos se desenvolva cada vez mais. “Incentivar o protagonismo feminino encoraja, fortalece e empodera a luta contra as desigualdades sociais. Por isso, é muito gratificante poder fazer parte do programa de qualificação para mulheres operadoras de equipamentos móveis”, afirma Ana.

Cassiane Rodrigues, também instrutora do SEST SENAT complementa: “Acreditamos no papel transformador da educação e na sua importância para o desenvolvimento profissional das mulheres participantes do projeto desenvolvido pela Kinross. Para nós é uma honra poder capacitá-las para vencer novos desafios e serem protagonistas de suas próprias carreiras. Por meio de programas como este, todos saem ganhando: a mineração, os profissionais e a comunidade, que podem se beneficiar de um ambiente de trabalho mais diverso, dinâmico e fortalecido”.

Uma das alunas do programa, Denise Oliveira de Assis, enxergou esta oportunidade como uma forma de crescer ainda mais no mercado de trabalho e na mineração. “Eu moro no Bairro Alto da Colina, próximo à Kinross em Paracatu, e estou muito feliz em poder representar as mulheres da minha região neste projeto. Tenho o sonho de crescer na área da mineração e estou muito animada em fazer o curso e conseguir novas oportunidades de trabalho. Espero que cada vez mais mulheres sejam incentivadas a participar e tornar o setor mais inclusivo”, ressalta Denise.

A busca pela inserção feminina no setor mineral é cada dia maior. A Kinross é uma das empresas participantes do WIM (Women in Mining, em português Mulheres na Mineração), movimento que tem como objetivo a ampliação e o fortalecimento da participação das mulheres na mineração no Brasil. Dentro da estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão da Kinross, o aumento de mulheres na Mina de Paracatu é uma meta a ser atingida. A empresa é signatária do WIM Brasil, Women in Mining, movimento que se consolidou no início de 2019.

Parte do desenvolvimento desse movimento foi compreender a necessidade de se criar uma estrutura ativa, onde o comprometimento e as ações para a inclusão de gênero sejam pautas constantes e a visão de futuro seja direcionada de forma responsável e diversa. “O setor de mineração no Brasil precisa atrair mulheres, mantê-las, capitalizar seus pontos fortes e reconhecer seu valor, ter um olhar mais apurado para as mulheres das comunidades impactadas pela mineração e valorizar o empreendedorismo feminino na cadeia de fornecedores”. (Trecho da carta de adesão ao plano de ação do WIM)

Com o objetivo de fortalecer o setor, através do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração e WIM – Women in Mining, a Kinross se comprometeu a aumentar a quantidade de mulheres na mina e aumentar o número de mulheres em cargos de liderança. Sendo 25% como target para as 2 metas até dezembro de 2030.

Com esse intuito, a mineradora abriu 15 vagas afirmativas em março de 2023 para Operação de Equipamentos Móveis e 373 foram inscritas. Destas, 347 não tinham o requisito obrigatório “CNH D”. Percebendo o interesse das mulheres na operação de equipamentos móveis e a falta da CNH categoria “D”, foi desenhado o Programa de Qualificação – Operadoras de Equipamentos Móveis para apoiar a qualificação de mais mulheres para os processos seletivos e proporcionar a elas a troca da carteira nacional de habilitação. Além disso, a empresa dá a oportunidade de se aproximar da comunidade do entorno, melhorar a vida das mulheres em situação de vulnerabilidade em Paracatu e promover diversidade nas operações (gênero, raça, orientação sexual e geração).

GRADE DO PROGRAMA

A empresa buscou o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) como parceria para desenvolver a qualificação. O programa desenhado foi:

  • 128hs aulas teóricas;
  • 4h/noturno;
  • Alunas/Comunidade;
  • Criar um pool de sucessores;
  • Fornecimento de lanche e vale-transporte;
  • Se aprovadas, troca da habilitação para a categoria D;

A grade do curso previu as disciplinas de Relacionamento Interpessoal, Logística, Conceitos e Aplicações, Condução Econômica, Caminhoneiro amigo do Meio Ambiente, Condutor Profissional, Transporte de Cargas e Tecnologia embarcada e Direção Preventiva. As alunas ainda tiveram a oportunidade de visitar a Kinross e participar do simulador da operação de caminhões com os respectivos instrutores. Todas foram aprovadas ao final do curso nos critérios performance e frequência às aulas e se tornaram elegíveis para a troca da habilitação.

A Kinross custeou a troca da habilitação das alunas aprovadas através de uma parceria com uma autoescola local. O pacote foi composto por todas as taxas devidas ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais, os exames médicos necessários, 10 aulas de direção e teste para obtenção da carteira.

A partir desse Programa, a multinacional se tornou referência para empresas de diversos segmentos que buscam o benchmarking para realizarem programas semelhantes. Assim, esse projeto representou um enorme orgulho para as pessoas que o conduziram. O desafio deve ser constante e deve sempre estimular a criatividade, inovação, revisão de processos e simplificação. Não importa o que se propõe, o que realmente conta é o quanto os projetos possam fazer diferença na organização e na vida das pessoas.

Um comentário em “Iniciativa qualifica mulheres para atuarem como operadoras de caminhões