Número de mulheres “siderúrgicas” cresce nos últimos anos

Número de mulheres “siderúrgicas” cresce nos últimos anos

Relatórios de mercado apontam que mais mulheres estão ingressando no mercado de trabalho, inclusive em segmentos e posições anteriormente consideradas “exclusiva de homens

São Paulo, março de 2022 – Ainda que de acordo com dados PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) 2019, do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) 51,8% da população brasileira seja composta por mulheres, a inserção feminina no mercado de trabalho nacional é inferior à presença masculina: segundo números do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) de 2021 dos registros ativos de todos os conselhos regionais do País, mulheres somam 183.601, e homens totalizam 793.759.

Felizmente, esse cenário está mudando. O “Relatório 2020 de Sustentabilidade – Instituto Aço Brasil” mostra que “a participação feminina vem aumentando ao longo dos anos, alcançando 9% no biênio 2018-2019, acréscimo de um ponto percentual em relação ao biênio anterior. Tal crescimento se repetiu em 2020, quando as mulheres passaram a representar 10% da força de trabalho”.

Exemplo desse crescimento é o quadro de funcionários da Açovisa: de 300 profissionais, 107 são mulheres inseridas em vários departamentos: Gestão (30%); Comercial (62%) e Operacional Administrativo (22%); números resultados de processos seletivos a fim de aumentar a inclusão de gênero em seus ambientes e que reflete a percepção do Confea de que entre os anos de 2016 e 2018, o número de cresceu 42%.

Sobre a Açovisa

A Açovisa possui 26 anos de atuação no mercado de aço e é considerada como umas das líderes do setor de siderurgia nacional.  A sede em Guarulhos, conta com mais de 15.000m², é equipada com laboratório químico e metalográfico, além de equipamentos de ponta para realizar ensaios, análises e emissão de documentação técnica como certificados de qualidade. Possui 300 colaboradores em mais de 15 unidades, com presença em todo o Brasil.