• Assine
  • Livros
  • Edições
    • Edições 2022
    • Edições 2021
    • Edições 2020
    • Acervo
  • Login assinantes
  • Publicidade
Quinta-feira, Maio 26, 2022
  • Login
  • 24º Prêmio de Excelência
  • Youtube
  • Workshop OPEX
No Result
View All Result
Revista Minérios e Minerales
Brasmin PDCA CECA23_Sweepstakes_Banners_935x125_por-BR PALL OPEX 2022 - Logos Atualizadas EBEC MTEXPO WATSON MARLOW DYNAMOX SANDVIK GHT PALL
  • 24º Prêmio de Excelência
  • Youtube
  • Workshop OPEX
No Result
View All Result
Revista Minérios e Minerales
No Result
View All Result
  • Assine a revista
  • Edições
  • Nossos livros
  • Prêmio de Excelência
  • Workshop Opex
  • Minérios Podcast
  • Youtube
  • Publicidade
Home Mulheres na mineração

Mulheres conquistam espaço no setor de equipamentos para construção e mineração

3 de Março de 2022
in Mulheres na mineração
0
Mulheres conquistam espaço no setor de equipamentos para construção e mineração
Compartilhar no facebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no linkedinEnviar para um amigoEnvie por email

As profissionais contam como é a experiência de atuar no segmento e como superar os desafios

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a presença feminina no setor da construção civil, do Brasil, aumentou cerca de 50% na última década. O dado representa mais de 200 mil mulheres trabalhando neste ramo e o crescimento não deve parar por aí. A tendência para o futuro é as mulheres conquistarem cada vez mais espaço em setores dominados historicamente pelos homens, como é o caso também do universo de equipamentos pesados.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março, a Link-Belt promove reflexões sobre a mulher na sociedade e os desafios que ela ainda enfrenta. Para contribuir com essas, trouxemos as histórias de algumas mulheres atuantes no segmento de escavadeiras:

Vendedora externa na Pavimaquinas, distribuidor das escavadeiras Link-Belt nos estados de Santa Catarina e Paraná (Brasil), Angelita Tomazi, tem 53 anos e é um exemplo desta nova realidade. A profissional está há nove meses na empresa e revela que sempre recebeu todo o apoio e o incentivo dos seus líderes. “Basta ter dedicação, força de vontade e acreditar que, assim como os homens, nós somos fortes no mercado de trabalho. Nós precisamos também ter coragem de aceitar novos desafios e não ter medo do julgamento alheio”, afirma.

Assim como Angelita, a responsável pelo Departamento de Importações da Malvex, distribuidor de escavadeiras Link-Belt no Peru, Soledad Sánchez, tem 51 anos e ocupa um cargo de liderança para as operações da empresa. Inclusive, ela acredita que as mulheres possuem habilidades únicas e que podem fazer a diferença, especialmente nesse segmento. “Nós nos destacamos pela aptidão, pelo critério e pela capacidade de desenvolvermos soluções para qualquer transtorno que possa surgir nas atividades do comércio exterior”, diz. Quanto à relação estabelecida com os seus colegas de trabalho, Soledad afirma não ter enfrentado nenhum tipo de preconceito ou resistência por parte dos colaboradores homens. “Nunca tive problema em trabalhar com profissionais do sexo masculino. Inclusive, o diretor geral da Malvex, Kjell Malmstrom, sempre foi justo, no sentido de não discriminar o sexo feminino e valorizar a capacidade e eficiência dos profissionais”, complementa. 

Já a coordenadora Financeira da Link-Belt Latin America, Bárbara Nassif, de 30 anos, revela que a Link-Belt sempre acreditou no potencial dela, desde quando iniciou sua carreira. “Comecei como estagiária, após um período fui efetivada e tive muitas oportunidades de aprendizado e crescimento. Sou muito grata pela Link-Belt fazer parte do meu desenvolvimento profissional”, diz. Ela também acredita que é muito importante as mulheres estarem nesse mercado, mesmo diante dos desafios, para mostrarem o seu potencial e ganharem cada vez mais espaço.

Outro exemplo de mulher que conquistou o seu espaço no segmento de máquinas pesadas é a responsável pelos departamentos Comercial e Marketing da SP Máquinas, distribuidor das escavadeiras Link-Belt nos estados do Pará e Mato Grosso (Brasil), Marli Ferreira, de 44 anos. A profissional, inclusive, atribui essa conquista ao suporte oferecido pela fabricante norte-americana. “Eu acredito que a Link-Belt representa muito, não só para a minha carreira como mulher, mas para a minha família também. Afinal, por meio dela concretizamos sonhos e tivemos a oportunidade de aprendermos muito”, revela Marli.

Mulheres também marcam presença em campo, como operadoras das escavadeiras

Engana-se quem pensa que a participação feminina no ramo de equipamentos para construção e mineração se resume às posições administrativas e comerciais. As mulheres estão marcando presença também como operadoras de escavadeiras. “Eu fico muito feliz em ver que cada vez mais as mulheres estão ocupando uma área tão “taxada” de ser para homens, por ser um tipo de trabalho mais pesado. É uma grande oportunidade de reconhecimento”, destaca a motorista e operadora de máquinas, no estado de São Paulo (Brasil), Isabele Dias, de 23 anos. No entanto, a jovem profissional também lamenta que a rotina de trabalho ainda seja rodeada de preconceitos. “Quando eu chego nas obras, os homens comentam, olham diferente e até não acreditam no orçamento que eu passo ou no serviço que irei prestar. Eles não confiam e me julgam como se eu não tivesse o conhecimento necessário para estar ali”, comenta Isabele ao citar os desafios enfrentados.

Outra jovem operadora de equipamentos pesados, Myllena Cerqueira, de 20 anos, atua com escavadeiras no município de Tucumã, localizado no estado do Pará (Brasil). Para ela, a única forma das mulheres conquistarem de vez os espaços dominados pelos homens é acreditando nelas mesmas. “O lugar da mulher é onde ela quiser, independentemente se é dentro de uma escavadeira hidráulica ou em casa. O nosso lugar é onde nós desejamos chegar”, reforça.

Os desafios relatados pelas operadoras não se restringem ao mercado brasileiro. Cecilia Mora, de 46 anos, é da Argentina e trabalha no ramo da construção civil há quase 20 anos. Atualmente opera escavadeiras Link-Belt na empresa Romax S.A, uma companhia argentina familiar. A profissional reforça a necessidade de as mulheres terem que enfrentar as dificuldades e diante deste cenário, Cecilia pede que as mulheres não desistam. “Eu sei, leva tempo, mas você tem que continuar. Vá em frente e mostre que a mulher merece ter espaço dela. Ela é realmente qualificada para o cargo que ocupa.”, finaliza Cecília, incentivando as mulheres a persistirem na conquista do reconhecimento profissional.

Sobre a LBX Company

A matriz da LBX está localizada em Lexington, no Estado do Kentucky (EUA) e suas origens datam de 1874. A marca é sinônimo de equipamentos inovadores para as indústrias florestal, reciclagem,demolição e de manuseio de materiais.

Atua nas Américas, de Norte a Sul, atendendo a uma base de clientes leais em parceria a uma forte rede de distribuidores. Por intermédio dos distribuidores, são fornecidos treinamentos, peças, serviços e suporte técnico para os proprietários de equipamentos Link-Belt.

Sobre a Link-Belt Latin America

As escavadeiras Link-Belt® chegaram na América Latina em 2004, mas ganharam ainda mais espaço no mercado latino-americano a partir de 2012, quando a LBX do Brasil, subsidiária da americana Link-BeltExcavatorCompany, empresa do grupo japonês Sumitomo, se estabeleceu na cidade de Sorocaba (SP). Deste então, os equipamentos têm aliado a tradição da marca americana de quase 150 anos de mercado com a tecnologia e qualidade consagradas da indústria japonesa.

DYNAMOX WATSON MARLOW PALL GHT PDCA OPEX 2022 - Logos Atualizadas CECA23_Sweepstakes_Banners_935x125_por-BR MTEXPO PALL Brasmin EBEC SANDVIK

Leia também

Lafarge Holcim renova certificação Great Place To Work

Lafarge Holcim renova certificação Great Place To Work

26 de Maio de 2022

A Lafarge Holcim Brasil obteve, pelo segundo ano seguido, a certificação Great Place To Work (GPTW). Na pesquisa realizada com...

Primeira Sandvik DR416i do Brasil

Primeira Sandvik DR416i do Brasil

26 de Maio de 2022

Perfuratriz rotativa atinge resultados surpreendentes em testes de campo A Sandvik DR416i foi usada pela primeira vez em uma operação...

Webinar sobre objetivos de desenvolvimento sustentável e territorial

Webinar sobre objetivos de desenvolvimento sustentável e territorial

25 de Maio de 2022

Estão abertas as inscrições para a “Webinar ODS 2030 - Diálogos para o Desenvolvimento Territorial”, que será realizada no dia...

Next Post
Número de mulheres “siderúrgicas” cresce nos últimos anos

Número de mulheres "siderúrgicas" cresce nos últimos anos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

I agree to the Terms & Conditions and Privacy Policy.

Exclusivo

  • Exclusivo
Ore sorting separa minério e eleva Au recuperado

Ore sorting separa minério e eleva Au recuperado

8 meses ago
Andrade Gutierrez aposta em Programa de Excelência Operacional e Inovação para fazer a diferença no desenvolvimento de minas subterrâneas

Andrade Gutierrez aposta em Programa de Excelência Operacional e Inovação para fazer a diferença no desenvolvimento de minas subterrâneas

2 anos ago

Populares

  • Lafarge Holcim renova certificação Great Place To Work

    Lafarge Holcim renova certificação Great Place To Work

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Horizonte Minerals acelera maior investimento em níquel já feito no país

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Nutrien amplia produção de potássio e investe R$ 600 mi no País

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Primeira Sandvik DR416i do Brasil

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Sigma Lithium inicia nova planta de lítio em Itinga, MG

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

Assine nossa newsletter

Conteúdos

  • 23º Prêmio de Excelência
  • 24° Prêmio de Excelência
  • Artigos
  • Automação
  • Barragem de rejeitos
  • Cadeias de Produção
  • Coluna do Geólogo
  • Comunidade
  • Correias transportadoras
  • Cotação
  • Destaques
  • Destaques da Edição
  • Destaques-Ajustes
  • Edição 200 Minas – Investimentos
  • Edição Revista Minérios e Minerales
  • Empregos
  • Equipamentos e Materiais
  • Eventos
  • Exclusivo
  • Exploração
  • Exportações
  • Gestão
  • Internacional
  • Investimentos
  • Manutenção
  • Meio ambiente e Sustentabilidade
  • Mulheres na mineração
  • POLITICA DE PRIVACIDADE
  • Tecnologia
  • Videos

Sobre nós

Somos a editora M3, grupo editorial presente no mercado há 60 anos que também publica a Revista O Empreiteiro.

  • Mulheres na mineração
  • Empregos
  • Equipamentos e Materiais
  • Exclusivo
  • Destaques
  • Investimentos
  • Eventos
  • Tecnologia
  • Meio ambiente e Sustentabilidade

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Assine a revista
  • Edições
  • Nossos livros
  • Prêmio de Excelência
  • Workshop Opex
  • Minérios Podcast
  • Youtube
  • Publicidade

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
OPEX 2022 - Logos Atualizadas
This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.

Entre em contato pelo nosso Whatsapp!