Sistema de monitoramento remoto da Martin possibilita disponibilidade para o transportador e segurança aos times

Sistema de monitoramento remoto da Martin possibilita disponibilidade para o transportador e segurança aos times

“Um grande prestígio”. Assim Lidiane Cavallini, gerente de Marketing da Martin Engineering e responsável pela América do Sul, definiu a participação da empresa no 16º Workshop Opex, realizado em Belo Horizonte no fim de julho. Empresa americana com sede no estado de Ilinois e duas fábricas no Brasil (Campinas/SP e Paraopebas/PA), é presença no evento desde 2011. Este ano, a ênfase foi garantia de disponibilidade dos transportadores de correia.

“Para a Martin, estar no Opex é um grande prestígio. É o momento em que a gente se reúne com os nossos maiores clientes aqui da região de Minas Gerais e também de outras partes do Brasil. É a oportunidade que a gente tem de trazer todas as novidades que a gente desenvolve ao longo do ano para apresentar para o mercado e além de rever grandes amigos. Este ano a gente trouxe uma ênfase grande em garantir a disponibilidade dos transportadores de correia. Nosso foco continua sendo segurança, ergonomia e performance dos equipamentos, preservando sempre pela vida útil da correia e, também, maior vida útil dos equipamentos”, detalhou Lidiane.

Como destaque de 2025, a empresa apresentou o sistema de sensoriamento. Com ele, todos os equipamentos da Martin podem ser monitorados remotamente, trazendo mais disponibilidade para o transportador e garantindo mais segurança para os times. Ajuda, também, o inventário e organização das equipes para fazerem outras tarefas que não somente verificar em campo o que estava acontecendo.

“É previsibilidade. Isso contribui muito para a redução de custo e também para inteligência, das minas”, destacou a gerente de Marketing da Martin.

De acordo com Lidiane, tais soluções já estão sendo aplicadas. Em palestra na 16ª edição do Workshop Opex, colaboradores apresentaram um trabalho técnico – solução aplicada em um porto de uma grande mineradora – já com resultados comprovados.

“Falando um pouquinho da solução que foi aplicada, são as lâminas D-Type, que têm garantias de 100, 135 e 180 dias, mas as aplicações em campo já passaram dessa quantidade de dias, desse prazo. Então, o equipamento está performando além daquilo que a gente projetou. Para o cliente, isso representa um grande ganho”, salientou Lidiane Cavallini.

Novidades

A representante da Martin comentou que a empresa tem recebido, por parte dos clientes, demandas por soluções tecnológicas aplicadas em sistemas de monitoramento, tanto da linha de raspadores (que são as lâminas D-Type), quanto da parte de sistemas de auxílio de fluxo (que são os canhões de ar).

Com a solução de sensores para os canhões de ar, é possível medir eficiência de disparo, qualidade do disparo do canhão, se o bico está performando na sua melhor capacidade, se chegou o momento de troca e as vedações também. As vedações também já estão sendo equipadas com sensores de desgaste que permitem, ainda, que o cliente se organize com relação à vida útil, à vida útil da correia e a manutenção preditiva e preventiva, além das trocas, que, de acordo com Lidiane, contribui bastante.

“Temos percebido que os clientes estão buscando cada vez mais tecnologia e análise de dados. E essas informações na palma da mão – no dashboard, no celular, no computador. Onde ele consiga acessar esses dados pra tomar decisões rápidas, principalmente focando em segurança”, finalizou.