Categorias

25 de fevereiro de 2021

Dedicada à Redução de Custos na Mina e Planta

Keila Palheta, Geóloga na Mineração Rio do Norte

3 min read

Formada em 2002 pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Geologia, vim direto para Porto Trombetas atuar na Mineração Rio do Norte (MRN). Em janeiro de 2003, fui direcionada para implantação dos padrões operacionais de todas as atividades que envolviam a pesquisa geológica, por meio de serviço terceirizado.

Em 2004, passei para a MRN como trainee, para atender demandas na área de Operação de Mina, especialmente na lavra de minério, com geologia de mina. Em 2005, entrei para o quadro definitivo da empresa como geóloga júnior e, em 2008, como geóloga pleno, com foco na interação da Geologia de Mina com processos que poderiam interferir no controle de qualidade do minério.

Em 2010, fui para uma multinacional anglo-australiana como geóloga de Projeto Pleno e, em 2012, passei para geóloga de Projeto Sênior, responsável por diversos processos como implantação e desenvolvimento dos protocolos técnicos e metodologias aplicadas em todas as atividades técnicas do processo produtivo, com atuação direta na supervisão da logística e operações de sondagem mecanizada aircore e sonic, operação de escavação e coletas de amostras de grandes volumes de bauxitas em trincheiras, gestão de equipe técnica no escritório, base de campo e base remota, entre outras.

Em 2016, retornei à MRN como geóloga sênior e, em 2020, passei para geóloga master, com orientação e desenvolvimento de trabalhos de geologia, atuando no planejamento, controle e execução de atividades técnicas. E assim estou em mais uma temporada de muito aprendizado e desafios, na história da geologia e atuação direta em depósito mineral de bauxita.

Sempre fui apaixonada pelas ciências exatas e naturais. O que sempre me impulsionou a ser geóloga e ainda me fascina, mesmo prestes a completar 19 anos de formada, é tentar compreender as conectividades e transformações incessantes da natureza e como o ser humano se relaciona com o planeta no tempo e no espaço. Pensar que o geólogo traduz para os demais seres humanos a história impressa silenciosamente nas rochas, minerais e fósseis, é algo fantástico e que sempre despertou muito o meu interesse.

Foram inúmeros desafios superados ao longo da minha carreira, pois eu carregava apenas a base acadêmica. Então, desde o início tive que ser criativa e inovadora para mergulhar no mundo corporativo. Iniciei, no meu ponto de vista, com grandes responsabilidades. Imaginem criar padronização de atividades que sequer imaginava que existiam.

Confesso que os desafios foram muito motivadores para fazer o melhor que eu pudesse na minha carreira com dedicação e comprometimento. Sou grata por tudo e todos, pois cada detalhe foi imprescindível para a minha maturidade e crescimento profissional e pessoal. Sozinha e sem desafios eu não iria muito longe.

Informações à imprensa

Mineração Rio do Norte

Relacionamento com a Imprensa

Fabiana Gomes – (93) 99122-9478 / (91) 98286-9746 / fabiana.gomes@mrn.com.br

Iaci Gomes – (91) 98896-7215 / iaci.gomes@temple.com.br

Deixe uma resposta