Kal Tire aciona reciclagem de pneus no Chile

Kal Tire aciona reciclagem de pneus no Chile

A Kal Tire informa que sua nova unidade de reciclagem de pneus fora de estrada (OTR) em Antofagasta, Chile, está quase totalmente pronta. Um dos dois reatores de conversão térmica concluiu com sucesso o comissionamento e agora está passando por testes de carga total para processar 20.000 kg (20 t) de pneus. O comissionamento do segundo reator da instalação está programado.

Em 2015 a Kal Tire deu início ao processo de estudo, engenharia e construção do equipamento para oferecer reciclagem por conversão térmica. O processo usa calor e fricção para induzir uma reação que converte os pneus em seus elementos básicos (óleo combustível, aço e negro de fumo) para que possam ser reutilizados.

Localizada no coração da indústria de mineração do Chile, que Kal Tire atende há décadas, a fábrica de Antofagasta de 20.000 m2 consiste em uma área para estoque de pneus inservíveis, fresas para fragmentá-los, dois reatores, tanques de armazenamento de óleo e de carbono. No final de 2020, o primeiro reator passou no ‘teste úmido’, seguido por vários outros testes. Os testes de carga total estão em andamento para o primeiro reator processar 20 t de pneus. O equivalente a cinco pneus 63 será convertido em 6.500 litros de combustível alternativo, 4.000 kg de aço e 8.000 kg de negro de fumo, além de gás sintético suficiente para abastecer a própria usina por sete horas.

As empresas locais já estão alinhadas para receber esses produtos reproveitáveis. ”Ter o primeiro reator comissionado com sucesso é uma conquista significativa porque significa que agora podemos trabalhar com confiança para a operação total para nossos clientes, que têm apoiado este projeto”, diz Pedro Pacheco, Vice-presidente de Operações, América Latina. “Em particular, Antofagasta Minerals SA e Minera Los Pelambres têm dado apoio e inicialmente forneceram mais de 2.300 t de pneus inservíveis, tornando-se as primeiras empresas de mineração no Chile a reciclar seus pneus de mineração ultra-classe. Também trabalhamos com o governo chileno para receber a certificação ambiental. Seu nível de diligência é notável  e queremos reconhecer sua liderança ao criar esta legislação. ”

Quando se trata de segurança, todas as possibilidades foram consideradas. Um grande reservatório de água e vários canhões de água foram instalados junto com sensores infravermelhos e um produto especial para encapsulamento de fogo. Como terremotos são comuns no Chile, a instalação foi projetada para resistir a abalos de magnitude 9,0. A automação também está sendo empregada para reduzir os riscos aos membros da equipe, que receberam treinamento altamente qualificado.

A reciclagem de pneus OTR no Chile foi recentemente aprovada em lei. De 2023 a 2026, 25% dos pneus de mineração devem ser reciclados, o que aumenta para 75% a partir de 2027 e para 100% a partir de 2030. As pilhas existentes de pneus inservíveis são de responsabilidade das minas, e dado o tamanho e a maturidade da minas no Chile, há muitos pneus para reciclar. Com o comissionamento do segundo reator quase completo, a Kal Tire pretende estar em plena produção no verão, reciclando 20.000 kg de pneus por dia.

Este é um segundo passo significativo que a Kal Tire deu ao priorizar e apoiar a gestão ambiental para seus clientes. Em 2019, a empresa anunciou o desenvolvimento e a certificação de uma calculadora de carbono, que determina quanto combustível e emissões de carbono um cliente economiza ao reformar pneus OTR, em comparação com o uso de novos. O Programa Maple é apresentado aos clientes, usando seus dados para atribuir-lhes de um a cinco pontos, de acordo com a tonelagem reformada ou a porcentagem de reforma de pneus na frota.