Jacobina revela Automação do Processo de Depleção de Recursos Minerais
O projeto “Parametrização de Critérios de Depleção de Recursos Minerais de Longo Prazo”, implementado na Mina de Jacobina, na Bahia, visa otimizar a gestão dos recursos minerais e melhorar a precisão na exclusão de áreas escavadas ou inviáveis. A inovação foi a automação do processo de depleção (DEPLET), que antes dependia de desenhos manuais no software Vulcan, sujeitos a erros e inconsistências.
A geóloga Malena Lopes Borges, responsável pelo projeto, adotou uma abordagem Lean Six Sigma e criou um script automatizado no software Studio RM, em parceria com a Datamine. Esse processo gerou sólidos de depleção mais padronizados e rápidos, reduzindo o tempo médio por stope de 4,5 minutos para 13 segundos, uma redução de 95%.
Os resultados mostraram um aumento de 3% nos recursos minerais, com a nova metodologia mais precisa na estimativa de áreas lavráveis. A nova abordagem também permite a revisão de sólidos antigos e a inclusão de volumes antes desconsiderados.
A metodologia foi um marco para a eficiência geológica, e a Pan American Silver adotou um plano de auditoria trimestral para garantir a continuidade dos resultados. A palestra no Workshop detalhará os impactos da automação na otimização dos processos na mineração.
Interessados em participar, as inscrições estão abertas até o dia 25 de julho no site através do link: https://revistaminerios.hubspotpagebuilder.com/workshop-opex .





