Categorias

19 de outubro de 2021

J. Mendes adota filtragem de rejeitos em suas unidades

Presente no mundo todo por mais de 30 anos e especialista em projetos personalizados para a necessidade de cada cliente, a Jingjin Brasil oferece as mais eficientes soluções em filtragem. A empresa planeja e implanta sistemas de filtragem para diversos setores, com destaque para o de mineração, oferecendo plantas turn key compostas por filtros prensa.

A Jingjin apresenta uma solução técnica e econômica viável para dar fim às barragens de rejeitos e com a Mineração J. Mendes não foi diferente. A Mineração JMN, do grupo J. Mendes, encontrava-se com um grande desafio comum de quem operava com baias para rejeitos, um sistema pouco sustentável, onde existia a perda de água na umidade do rejeito resultando no aumento de custos e um processo operacional complexo. Sendo assim, a empresa precisava, urgentemente, de modernizar seu processo de filtragem.

Foram implantados dois filtros Jingjin, modelo HGMZFQ800/ 2000-95UI em sua planta industrial situada em Desterro de Entre Rios (JMN), em Minas Gerais. Os equipamentos operam no local desde setembro de 2019, processando em média 105 t/h com umidade na torta do rejeito filtrado em 18%, necessário para atender aos parâmetros geotécnicos de empilhamento.

Outro fator muito importante no uso desta tecnologia, além do aspecto ambiental, é a redução do consumo de floculante no processo que representa custos muito expressivos na clarificação da água. A água filtrada fica totalmente limpa e pronta para retornar ao processo. Como relata o coordenador de produção da JMN, Fábio Geraldo Rodrigues, agora, com a solução eficaz implantada pela Jingjin, toda a lama gerada na ITM (Instalações de Tratamento de Minério) é filtrada, eliminando por completo a deposição em baias. E reforça: “a Jingjin não só trouxe filtros de alta performance, mas a otimização do processo produtivo, além de tornar a rotina operacional muito mais sustentável e segura.”

A Jingjin não é comprometida apenas com a qualidade dos equipamentos, mas com a prestação full service da solução em filtragem. É como Fábio também destaca: “em todo o procedimento, desde a implantação até a operação dos equipamentos, a equipe transmitiu confiança e credibilidade, dando todo o suporte e assistência necessária no momento exato.”

A Ferro+ Mineração também implantou dois dos filtros da Jingjin em sua unidade situada em Congonhas (MG), para solu cionar a filtragem das lamas dos rejeitos obtendo excelente êxito nos resultados.

Neste case de sucesso, a Jingjin Brasil cumpriu mais uma vez sua missão de tornar o empreendimento sustentável, trazendo benefícios muito além de econômicos, mas também socioambientais, bem como relativos à segurança.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp