Gerdau capacita mais de 1,5 mil empreendedores no Brasil em 2025
O programa Gerdau Transforma consolidou-se como uma das principais iniciativas de capacitação empreendedora no país ao impulsionar 1.571 empreendedores no Brasil em 2025. Gratuito, o programa é voltado a pessoas que já possuem um negócio ou desejam empreender, oferecendo capacitação em gestão e mentoria especializada.
Criada em 2019, a iniciativa da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, registrou mais de 4.500 inscritos em 2025. Ao longo do ano, foram realizadas 31 turmas em municípios onde a empresa mantém operações, alcançando 25 estados, 278 municípios e quatro países. Os maiores números de participação foram registrados em Pirituba, em São Paulo, Congonhas, em Minas Gerais, e Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
As aulas ocorreram ao longo do ano e permitiram que os participantes desenvolvessem habilidades em gestão, marketing e administração, com foco na estruturação e formalização de pequenos negócios. O conteúdo é ministrado por instrutores formados na metodologia By Necessity, desenvolvida pela Besouro de Fomento Social, parceira da Gerdau no projeto, além de profissionais que atuam como empreendedores.
Segundo Paulo Boneff, líder global de responsabilidade social e desenvolvimento organizacional da Gerdau, os resultados de 2025 reforçam o papel do empreendedorismo como vetor de transformação social. De acordo com o executivo, a educação em gestão permite transformar potencial individual em desenvolvimento econômico regional, contribuindo para a redução de desigualdades e o fortalecimento das comunidades.
O impacto do Gerdau Transforma também é percebido diretamente pelos participantes. Em Cotia, na Grande São Paulo, o meliponicultor Diogo Carriel utilizou o programa para estruturar um negócio voltado à preservação ambiental e geração de renda. Com o apoio das ferramentas de gestão oferecidas pelo curso, o empreendedor conseguiu organizar a comercialização de produtos e serviços ligados à meliponicultura, ampliando o alcance e a sustentabilidade do empreendimento.
A metodologia do programa é baseada em um modelo de plano de negócios adaptado à realidade de pequenos empreendimentos, dividido em dez etapas. Os participantes passam por temas como análise de contexto, definição de produto ou serviço, pesquisa de mercado, ações de divulgação, projeção de vendas e fluxo de caixa. Após o curso, os empreendedores contam com 90 dias de incubação e acompanhamento de consultores especializados para aplicar os conhecimentos na prática.
Desde sua criação, em 2019, o Gerdau Transforma já somou mais de 30 mil inscritos, impactou mais de 40 mil pessoas e beneficiou cerca de 8.527 empreendedores no Brasil e em outros países das Américas, como Argentina, México e Peru.
Sobre a Gerdau
Com 125 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos e de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia é referência de internacionalização no setor industrial brasileiro, está presente em vários países nas Américas e conta com 30 mil colaboradores em todas as suas operações. A empresa possui 29 unidades produtoras de aço, sendo 13 plantas na América do Norte. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), que representa metade da média global do setor. A companhia possui, inclusive, uma marca destinada a uma linha de produtos com baixa emissão de carbono, chamada Gerdau NewEco. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).





