Categorias

9 de abril de 2021

Dedicada à Redução de Custos na Mina e Planta

Gabriela Cerqueira Lima de Jesus, 24 anos, Assistente de programação na Equinox Gold

2 min read

Quando escolhi a graduação em administração, não imaginava que ia trabalhar no setor de manutenção industrial. No período de estágio atuei em pequenas empresas nas áreas de RH e gestão da qualidade, pretendendo seguir esses caminhos, então tive a oportunidade de estagiar no RH da Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral, antes do encerramento do período de estágio participei do processo seletivo para o setor de manutenção, na última fase do processo, concorri apenas com homens e não tive esperança de ser chamada, pois, diferente deles, eu não tinha conhecimento técnico (em elétrica, mecânica, automação, entre outros), nem experiência na área, para minha surpresa, fui escolhida.

Como todo começo traz incertezas, fiquei preocupada com as responsabilidades que iria assumir e inevitavelmente veio a pergunta: “e se eu não conseguir?”. Porém entre as qualidades que eu sempre tive estão a vontade de aprender e amar os desafios. Para ajudar nesse processo encontrei colegas que me acolheram e tiveram boa vontade para trocar conhecimentos, no começo foi muito difícil, pois para quem não sabia o que era uma chave philips (riso) havia muita informação a ser absorvida, além disso, em alguns momentos, as pessoas acreditaram que por ser mulher eu não conseguiria fazer determinada atividade, quando eu mesma nunca acreditei nessa afirmação.

Muito tempo após o processo, entendi o motivo da escolha dos meus gestores, fui designada ao planejamento, na parte de controle da manutenção, função na qual controlo a vida útil de itens críticos para o processo, além disso fico responsável por outras atividades administrativas essenciais para a manutenção como análise crítica para gestão de estoque, acompanhamento dos indicadores de planejamento da manutenção, gestão e cadastro de materiais, entre outras, para desempenhar isso, é preciso acreditar na melhoria contínua e ter precisão com as informações que serão passadas, o fato de ser detalhista e a busca por conhecimento me ajudaram nisso.

Minha rotina me fez perceber o quanto toda manutenção precisa também de administradores, pois, o que aprendemos durante a graduação combina perfeitamente com as atividades de logística, controle, planejamento e programação que toda manutenção eficiente necessita. O que mais gosto no local onde trabalho hoje é a possibilidade de aprender algo novo, mesmo na minha área de formação, atualmente estou aprendendo mais sobre gestão de contratos e espero aprender cada dia mais. Porém o meu maior aprendizado até aqui foi na questão pessoal, graças aos desafios que me foram impostos, aprendi que posso fazer o que eu quiser, posso aprender qualquer coisa e desempenhar bem qualquer função que eu me proponha e o fato de ser mulher apenas reforça essa disposição e vontade.

Deixe uma resposta