Equinox Gold realiza em suas operações no Brasil diversas medidas de combate ao coronavírus

Desde as primeiras evidências de registros do novo coronavírus (covid-19) no Brasil, ainda em março, as operações de mineração do Grupo Equinox Gold no Brasil (Bahia, Goiás, Maranhão e Minas Gerais) atuam de maneira sistêmica, com foco na saúde de seus colaboradores e comunidades vizinhas, com o objetivo de combater a disseminação da doença e apoiar as populações durante o processo de isolamento e distanciamento social. 

A manutenção das atividades produtivas tem sido possível devido às inúmeras ações, por meio da continua cooperação com representantes das prefeituras e governos estaduais, assegurando também empregos e recolhimentos de impostos que são fundamentais para o combate à pandemia. A atividade de mineração é responsável por milhares de empregos e dezenas de milhões em impostos e contribuições para municípios cuja a principal fonte de renda e empregos são as operações do Grupo Equinox Gold. 

Cada operação de mina instituiu o seu próprio Comitê de Combate e Prevenção a covid-19, responsável por analisar e debater diariamente o cenário de evolução da pandemia e engajar as equipes de diversas áreas para propor soluções interdisciplinares. As operações estabelecem ainda contato constante com representantes da sociedade civil e governos, por meio da interface com os comitês e sistemas públicos de saúde para definir parcerias, promover intercâmbio de informações e planejar ações coordenadas. 

As rotinas de trabalho da empresa foram reestruturadas para o enfretamento da pandemia de forma a assegurar máxima preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, familiares e população local. Foram estabelecidos rigorosos protocolos de controle desde o embarque nos transportes dos trabalhadores e acesso às portarias. 

Veículos de transporte de funcionários e terceirizados são higienizados várias vezes ao dia e circulam com redução de ocupação para menos da metade além de manter o ambiente arejado com janelas abertas. Nas portarias, antes de acessar as áreas internas, todos têm sintomas avaliados e temperatura aferida, diante de qualquer manifestação positiva o protocolo estabelece o cumprimento de quarentena em isolamento social. Equipes de saúde mantém monitoramento diário da evolução do quadro de saúde de cada trabalhador para garantir atendimento clínico ou intensivo diante de agravamentos. 

No ambiente de trabalho, os encontros de Diálogo Diário de Segurança (DDS) são realizados em áreas externas, sem aglomeração, e medidas de higienização foram reforçadas em todas as áreas de circulação de pessoas, com disponibilização de álcool em gel em locais estratégicos de passagem e limpeza constante com hipoclorito de sódio. Nos setores administrativos, as salas foram em sua maioria esvaziadas, após adoção do trabalho remoto de casa (home office), e a licença remunerada para funcionários pertentes aos grupos de risco. 

A composição dos turnos também foi reavaliada para reduzir o quantitativo de colaboradores nos diferentes períodos de operação. Os horários das refeições foram escalonados para que o distanciamento entre trabalhadores possa ser respeitado dentro das instalações do refeitório. Diversas abordagens educativas e informativos impressos e eletrônicos são distribuídos constantemente para que os colaboradores possam se manter cientes e orientados sobre as medidas adotadas pela empresa, medidas preventivas e indicadores da pandemia no Brasil. 

Nas operações que adotam regime de trabalho e folga, a rotação dos colaboradores viajantes foi ampliada, aumentando tempo de permanência no trabalho e consequentemente período de folga, a ser cumprido na cidade de domicílio. Além disso, os trabalhadores em viagem seguem rigoroso protocolo de quarentena de no mínimo sete dias de isolamento em hotéis com estrutura preparada antes de deslocarem para o município sede das operações e, durante o período, recebem completa assistência de saúde por meio de monitoramento diário. 

Comunidades

No relacionamento com as comunidades e governos, são diversas ações de apoio e cooperação. Em parceria com representantes dos municípios, foram instalados postos de monitoramento nas rodovias de acesso à empresa e cidades, com estrutura física e contratadas pelas operações equipes de profissionais de saúde capacitados. Nos locais, todos os veículos em tráfego são abordados e seus ocupantes avaliados por meio da aferição de temperatura, esclarecimento de informações referente ao coronavírus e encaminhamento ao atendimento de saúde, caso necessário.

Além do fornecimento de EPIs específicos aos profissionais de saúde, a aquisição de máscaras é realizada por meio de parceria com produtores e artesãos locais que atuam na fabricação e comercialização, gerando renda e assegurando cumprimento das medidas de uso obrigatório. Ainda como forma de fomento da economia local e assistência às famílias vulneráveis, as operações fornecem milhares de cestas básicas adquiridas nos comércios locais e destinadas aos Centro de Referência de Assistência Social dos municípios sede e no entorno das operações. Por fim, mesmo com a suspensão de projetos sociais, assim como as rotinas escolares, foi assegurado o pagamento aos fornecedores locais envolvidos nestas atividades, para garantir renda, auxiliando na adesão ao isolamento social.

As operações da Equinox Gold no Brasil são: Mineração Aurizona (Godofredo Viana – MA), Mineração Fazenda Brasileiro (Teofilândia – BA), Mineração Riacho dos Machados (Riacho dos Machados – MG), Pilar de Goiás Desenvolvimento Mineral (Pilar – GO) e Santa Luz Desenvolvimento Mineral (Santaluz – BA).

Deixe uma resposta