Drone atualiza inventário de minério estocado em tempo real

Drone atualiza inventário de minério estocado em tempo real

As mudanças tecnológicas têm desempenhado um papel fundamental na otimização dos processos logísticos. Nesse contexto, a atualização de inventário de estoques de minério com drones desponta como uma inovação que gera benefícios significativos.

A Imerys, multinacional que opera há mais de um século, fornecendo minerais industriais para clientes em todo o mundo, implantou um projeto de controle de estoques no Chile, com foco em precisão, eficiência e rastreabilidade. “Esse projeto foi realizado em nossa planta em Arica, norte do Chile. É uma planta que processa o mineral diatomita vindo de três tipos de minas diferentes. Esse produto tem um grande estoque por questão estratégica, ocorrência de chuvas, sazonalidades etc”, informa Victor Cardoso, Gerente de Excelência Operacional América do Sul pela Imerys.

O projeto abordou as diferenças nos inventários de estoques de terra diatomácea causadas por fatores como umidade, densidade e volume. Para isso, foram incorporados drones para levantamentos aéreos que são processados por softwares especializados em modelagem volumétrica, criando um sistema de monitoramento semanal que permitiu medições precisas e em tempo real. “A gente estoca esse minério no pátio de matéria prima da nossa planta de beneficiamento. Ao longo da pilha, a densidade varia muito.

O engenheiro trainee da época, Patrício, utilizando a metodologia PDCA – A3, que a gente utiliza dentro das ferramentas de melhoria contínua, executou um projeto estruturado para fazer toda a base, usando drone, e a gente conseguir validar isso ao longo de um ano”, afirma Cardoso.