Electric Mine está sendo realizado pela revista International Mining, parceira editorial da MINÉRIOS&MINERALES, e recebeu 400 profissionais de mineração hoje na abertura dos trabalhos, inscritos por mineradoras globais como BHP, Rio Tinto, Vale, Anglo American, Codelco, Fortescue, Anglo Gold, bem como nomes regionais tradicionais como Boliden, Torax, Antofagasta – todos engajados em programas de descarbonização na mina, que é o tema central da conferência.

Guilherme Young – Coordenador de Operações da Revista Minérios&Minerales
O que mais chama atenção nas primeiras palestras é a colaboração mútua entre as mineradoras, esta jornada para reduzir a pegada de carbono, formando um movimento que reuniu ainda as iniciativas dos fabricantes de caminhões e equipamentos, que mesmo sendo concorrentes aceitaram trabalhar juntos com seus clientes de mineração. Outra tendencia mostra que as novas tecnologias estão sendo aprimoradas para aplicação agnóstica—elas operam em máquinas e veículos de qualquer marca.
Outro fato que chega a ser surpreendente é a mineradora preferir reformar sua frota atual do que comprar caminhões novos. Jason Bowsher, gerente de gestão de vida útil e descarbonização da mineradora Freeport McMoRan, revelou que a empresa não compra um caminhão novo –de classe Ultra – desde 2006, tendo efetuado retrofit em 335 caminhões no período. Sua frota atual é de 466 unidades rodando.

Sebastian Rivas, gerente operacional e de descarbonização da BHP Chile, destacou que a empresa está investindo na modernização da infraestrutura das minas, antes de introduzir a eletrificação da frota. Ele está entre as operadoras de frotas que estão convencidos que o amadurecimento das tecnologias de baterias recarregáveis de alta potência– e sistemas de carga elétrica fixos ou móveis– ainda tem um longo caminho a percorrer. O caminhão mais confiável é ainda o caminhão diesel que já existe!
Rivas apontou na sua palestra que para um caminhão elétrico ter a mesma autonomia de um movido a diesel, êle precisaria de baterias pesando o equivalente ao caminhão vazio – isto é, não levaria carga útil.

Sebastian Rivas, gerente operacional e de descarbonização da BHP Chile
One thought on “No evento Electric Mine em Santiago, mineradoras revelam colaboração inédita”