O protótipo divulgado no evento Electric Mine é um caminhão Komatsu 930E-4 da Antofagasta Minerals, que recebeu um kit híbrido HEV para capturar a energia elétrica gerada pelo sistema de frenagem nas rampas descendentes da mina, que é reinjetada de volta ao circuito de tração elétrica, substituindo o diesel que seria consumido. Dependendo da rota seguida, a economia de diesel pode chegar a 30%, com substancial redução das emissões de carbono.
O kit foi projetado para ser instalado sem modificações na estrutura básica do caminhão e não interfere na sua operação convencional quando o sistema híbrido está desligado. Em contrapartida, a potência elétrica extra pode reduzir o tempo de ciclo. Componentes chaves como motor e sistema elétrico podem ganhar sobrevida de 25%. Não demanda infraestrutura extra a ser instalada na mina. A meta dessa solução de retrofit é modernizar a frota movida a diesel atual, com capex reduzido.
Como parte da geração de caminhão elétrico a bateria T264, a Liebherr lançou um sistema de trilho energizado que pode ser instalado e realocado a curto prazo, valendo-se de peças pre- moldadas de concreto como fundação para sustentar o trilho, como postes de iluminação pública. As sapatas de contato são de carbono, simples de remover para serviço; a caixa de desconexão vem integrada, e o sistema tem capacidade para conectar e desconectar de forma dinâmica. Esse novo sistema pode usar a mesma infraestrutura elétrica da rede trolei existente, se houver.
A Liebherr alemã também confirmou a sua ambiciosa parceria com a mineradora Fortescue da Austrália, fornecendo 475 equipamentos de emissão zero para as operações mineiras na Austrália Ocidental até 2030. Essa frota vai adotar a tecnologia de bateria elétrica desenvolvida pela Fortescue, sendo 360 caminhões autônomos elétricos T264, 55 excavadeiras R9400 E, e 60 bulldozers PR776 de emissão zero.

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