A Cummins Inc. anunciou recentemente a aprovação em toda a sua linha de motores diesel de alta potência, em todas as classificações, o uso de combustíveis parafínicos não misturados (EN15940), frequentemente chamados de diesel renovável, incluindo óleo vegetal hidrotratado (HVO) . A utilização de diesel renovável como o HVO demonstrou reduzir a emissão líquida de gases de efeito estufa (GEE) em até 90%, em comparação ao diesel convencional, dependendo da matéria-prima utilizada na sua produção.
Esta aprovação se aplica a todos os motores de alta potência (19L-95L, V903, ACE) para todas as aplicações em uma variedade de setores, como mineração, marítimo, ferroviário, defesa e petróleo e gás. Todos os motores industriais atualmente em operação podem ser abastecidos com diesel 100% renovável ou qualquer mistura de diesel renovável e tradicional, sem a necessidade de modificações no motor. Qualquer diesel renovável usado deve atender à norma EN15940, conforme definido pelo Comitê Europeu de Normalização (CEN).
“À medida que trabalhamos com nossos clientes em direção a um futuro neutro em carbono, soluções intermediários como combustíveis alternativos são essenciais para a descarbonização dos equipamentos existentes”, disse Gary Johansen, Vice-Presidente de Engenharia de Sistemas de Energia. “Aprovar o uso de diesel renovável sem mistura em todos os motores de alta potência é mais um passo para ajudar nossos clientes industriais a reduzir suas pegadas de carbono.”
Antes desta aprovação, a Cummins permitia até 25% de diesel renovável para motores de alta potência para aplicações industriais, bem como até 100% de diesel renovável para o motor QSK95 para ferrovias. Além disso, a Cummins foi a primeira a comercializar no quarto trimestre de 2021 com a aprovação do uso de 100% de diesel renovável em grupos geradores de reserva usados em data centers e outras aplicações.
As avaliações técnicas de todos os motores de alta potência que utilizam diesel renovável incluíram testes de ciclo de emissões, desempenho, transientes, consumo de combustível, bem como testes de campo. Os testes mostraram que a saída de emissões de escapamento continuou comparável à dos motores que operam com diesel convencional e dentro das metas estabelecidas pela EPA, sem alterações no hardware e software do motor. Os testes também mostraram que, quando comparado ao diesel convencional, o uso de diesel renovável pode servir como uma substituição imediata, bem como:
- Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em até 90%
- Reduzir as emissões de partículas e fumaça do escapamento em até 50%
- Medição de apenas ~1-2% de perda de energia
- Não causa impacto nos prazos de serviço/manutenção
- Pode ser armazenado por mais tempo
As plataformas de motores Cummins de alta potência agora aprovadas para HVO sem mistura incluem os modelos QSK19, K19, QSK23, QST30, QSK38, K38, QSK45, QSK50, K50, QSK60, QSK78, QSK95, V903 e ACE para todos os segmentos industriais. Os operadores devem entrar em contato com seu distribuidor Cummins local para obter mais informações e o manual de fluidos atualizado.