Rio Tinto mudará para diesel 100% renovável na mina de cobre da Kennecott

Rio Tinto mudará para diesel 100% renovável na mina de cobre da Kennecott

A Rio Tinto substituirá todo o seu consumo de diesel fóssil por diesel renovável em sua operação de cobre Kennecott em Utah, EUA, a partir de 2024, informou a mineradora.  A frota de 90 caminhões de transporte e todo o maquinário pesado da Kennecott começará a transição para o diesel renovável no trimestre de março de 2024, juntamente com o fornecimento de energia e combustivel do concentrador, fundição e refinaria. A empresa HF Sinclair está pronta para fornecer o diesel renovável.

A transição reduzirá as emissões de carbono de Escopo 1 da Kennecott em aproximadamente 495.000 t/ano de equivalente CO2, comparável à eliminação das emissões anuais de mais de 107.000 automóveis de passageiros.

O diesel renovável é feito de materiais biogênicos renováveis ​​provenientes dos EUA. Será fornecido através da cadeia de fornecimento de diesel existente, como parte de uma parceria contínua entre Kennecott e HF Sinclair.

O diretor de operações da Rio Tinto Copper, Clayton Walker, afirmou que  “a transição completa da Kennecott para o diesel renovável se baseia em um conjunto de iniciativas de descarbonização que reduziram as emissões de carbono da operação em 65% desde 2019. Este é um próximo passo importante em nosso compromisso com encontrar novas e melhores formas de reduzir as emissões operacionais, ao mesmo tempo que produz materiais essenciais para a transição energética global.”

O vice-presidente executivo comercial da HF Sinclair, Steven Ledbetter, ressaltou que “como fornecedor de longa data da Rio Tinto na região das Montanhas Rochosas, temos o prazer de apoiar a jornada de sustentabilidade da Rio Tinto com um combustível de baixo carbono fabricado em nossas instalações.” 

A Rio Tinto tem como meta reduções nas emissões de carbono dos Escopos 1 e 2 de 50% até 2030 e zero líquido até 2050.  O Diretor de Descarbonização da Rio Tinto, Jonathon McCarthy, disse: “Combinada com a operação de Borax dos EUA da Rio Tinto – que completou a transição completa de seu maquinário pesado de diesel fóssil para diesel renovável em maio de 2023 – esta iniciativa substituiria 11% do diesel fóssil global utilizado pela Rio Tinto.”

“A utilização de combustível drop-in, como o diesel renovável, permitirá à Rio Tinto reduzir as emissões no curto prazo, complementando o trabalho em curso no sentido da prontidão comercial de soluções técnicas a longo prazo, como os caminhões de transporte eléctricos a bateria.”

A decisão de converter para diesel renovável ocorre após um teste bem-sucedido de sete meses na mina Bingham Canyon da Kennecott. Este teste foi conduzido em colaboração com a Cummins para testar o diesel renovável em diferentes ambientes operacionais e em diferentes equipamentos,  que levou o fabricante de motor a aprovar o uso de diesel renovável nos equipamentos da Rio Tinto.