SGB apresenta potencial mineral brasileiro em conferência internacional no Peru

SGB apresenta potencial mineral brasileiro em conferência internacional no Peru

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) marcou presença na ProEXPLO 2025, uma das principais conferências sobre exploração mineral da América Latina, realizada entre os dias 5 e 7 de maio, no Centro de Convenções de Lima, no Peru. O evento reuniu mais de 600 participantes, incluindo geólogos, representantes governamentais, universidades e empresas do setor mineral.

A chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maísa Bastos Abram, representou o SGB na comitiva oficial brasileira, composta também por Marcos André Gonçalves, presidente da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB); Roberto Xavier, Diretor Executivo da ADIMB e ex-professor da Unicamp; e Mauro Henrique Souza, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM). A presença da delegação brasileira no evento foi essencial para estreitar os laços e ampliar a troca de experiências que podem ser vantajosas para o setor mineral da América Latina.

Destaque para a atuação do SGB na pesquisa mineral

Durante sua apresentação, Maísa Abram abordou os programas do Ministério de Minas e Energia conduzidos pelo SGB, como o Plano Decenal de Mapeamento Geológico e de Pesquisa de Recursos Minerais e o programa Mineração Segura e Sustentável. Expôs o papel estratégico do SGB no fomento à pesquisa mineral no Brasil, com destaque para a diversidade geológica do país e os esforços para impulsionar o mapeamento, a geração de dados públicos e o apoio à exploração mineral em diversos projetos temáticos, com foco em transição energética, segurança alimentar, rochas e minerais industriais, províncias minerais e novas fronteiras, economia mineral e economia circular.

Ela detalhou iniciativas como:

  • Programas de mapeamento geológico e geofísico em escala nacional;
  • Pesquisas voltadas a minerais críticos para a transição energética, como lítio, níquel, cobalto e terras raras;
  • Estudos sobre recursos minerais para a segurança alimentar, como fosfato, potássio e agrominerais silicáticos;
  • Disponibilização de bases de dados abertas, por meio da plataforma GeoSGB;
  • Gestão de um portfólio de ativos minerais, disponíveis para licitação pública.

Brasil é referência em conhecimento geocientífico na América Latina

A participação brasileira no evento contribuiu para o intercâmbio de experiências com outros países da região andina e reforçou o protagonismo do Brasil no cenário geocientífico latino-americano.

A programação contou com palestras de profissionais renomados da geologia mundial, como Richard Goldfarb e Richard Sillitoe, especialistas em depósitos orogênico e pórfiro.

A presença do SGB na ProEXPLO reafirma o compromisso da instituição com a produção de conhecimento técnico de excelência, a cooperação internacional e o fortalecimento do setor mineral como vetor de desenvolvimento econômico sustentável.

One thought on “SGB apresenta potencial mineral brasileiro em conferência internacional no Peru