Chapada reduz tempo de ciclo de caminhões em 12% e eleva produtividade da frota

Chapada reduz tempo de ciclo de caminhões em 12% e eleva produtividade da frota

A unidade de Chapada, operada pela Lundin Mining em Alto Horizonte (GO), alcançou uma redução de 12% no tempo de ciclo de sua frota de transporte após a implementação de um modelo de gestão focado em eficiência e disciplina operacional. O projeto eliminou gargalos históricos na movimentação de minério e estéril, permitindo um ganho de produtividade de 6% ao final de 2025 em comparação ao ano anterior.

A iniciativa é uma das agraciadas pelo Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica 2026, que será entregue nos dias 10 e 11 de junho, no Minascentro, em Belo Horizonte, durante o 17º Workshop Opex.

O tempo de ciclo, que compreende as etapas de deslocamento vazio, carregamento, deslocamento cheio, basculamento e manobras, é o principal indicador de desempenho de uma mina a céu aberto. Em Chapada, onde as cavas são profundas e as distâncias de transporte (DMT) são variáveis, qualquer ganho de agilidade na frota própria reflete diretamente na redução de custos com frotas terceirizadas e no aumento da competitividade da operação.

O projeto teve início em 2023, após os indicadores de 2022 mostrarem um tempo de ciclo médio de 31,1 minutos para uma distância de 3.207 metros. O diagnóstico identificou que a produtividade estava abaixo do potencial da planta, que processa cerca de 65 mil toneladas de minério por dia.

A equipe técnica dividiu o plano de ação em três frentes principais: performance de operadores, otimização de atrasos e condições de acesso. Na primeira etapa, foi detectada uma alta variabilidade de velocidade entre diferentes operadores em uma mesma rota. Para corrigir o desvio, foram realizados workshops com toda a cadeia operacional, desde condutores e técnicos até coordenadores e parceiros.

No pilar de otimização de atrasos, o foco foi o tempo estático. A empresa mapeou perdas significativas em filas de carregamento e na baixa vazão dos britadores. Já na frente de infraestrutura, o uso de mapas de calor permitiu identificar pontos de estreitamento nas vias de mina e trechos onde a velocidade era comprometida pela geometria das estradas. Com essas informações, intervenções pontuais nas vias garantiram um fluxo mais contínuo para os caminhões.

A solução implementada não exigiu aportes financeiros em novos caminhões ou máquinas de carga. A metodologia baseou-se na estruturação de relatórios de monitoramento e no controle horário de indicadores. Através de um sistema de gestão de frota (despacho), a supervisão passou a identificar desvios em tempo real, permitindo correções imediatas durante o turno de trabalho.

Para garantir que a análise dos ganhos fosse precisa, os técnicos converteram o tempo de ciclo realizado para a mesma base de distância praticada em 2022. Esse “expurgo” do fator distância foi essencial para comprovar que a melhoria vinha da eficiência operacional e não apenas de rotas mais curtas.

IMPACTO FINANCEIRO E GOVERNANÇA

Os resultados alcançados pelo projeto mostram que a frota própria foi capaz de movimentar 3,6 milhões de toneladas acima do orçado (budget) em 2025. Esse desempenho reduziu a dependência de contratos com terceiros para o desenvolvimento de estéril e exposição de minério, gerando um impacto financeiro direto no custo da tonelada movimentada.

Para assegurar que o novo patamar de produtividade seja mantido, a mineradora estabeleceu um documento de governança para o modelo. A sustentabilidade do projeto agora depende de um rito de reuniões semanais de acompanhamento, revisão periódica de procedimentos operacionais e o uso contínuo das ferramentas de despacho, consolidando a cultura de excelência operacional na unidade goiana.

Sobre a mina
A Lundin Mining é uma empresa global de mineração, com operações no Brasil, Chile e Argentina, focada na produção de metais essenciais para um futuro mais sustentável. No Brasil, opera na Mina Chapada, em Alto Horizonte (GO), onde produz cobre e ouro. Em 2024, a produção registrada em 2024 foi de 43.261 toneladas de cobre.