Empresa familiar que passa, atualmente, por transição, a Zero Carbon participou da 13ª edição do Workshop Opex para apresentar soluções diferentes para a área de logística baseada nas práticas de ESG. A startup mineira, que descende da tradicional Transcota, com mais de 35 anos de mercado, vem ajudando a compensar a emissão de carbono, com frota pensada para a diminuição de gases poluentes e, também diminuição de custo para o cliente.
Zero Carbon levou para a Fundação Dom Cabral, onde foi realizado o Workshop Opex, um caminhão 100% elétrico, que ficou estacionado bem em frente ao prédio onde foi realizado o workshop – e que chamou bastante atenção. De tempos em tempos, o CEO a empresa, Felipe Marçal, pode ser visto apresentando o veículo a participantes do evento.
“O convencional é a diesel, e você tem um alto custo de combustível. Geralmente, as empresas utilizam caminhões tradicionais no transporte do ponto A para o ponto B. E a Zero Carbon oferece muito mais do que isso: oferece soluções para o cliente, tanto na parte de ESG – que está muito em alta”, comentou ele.
Outro produto apresentado pela empresa – e que gerou curiosidade durante os dois dias do evento – foi uma torre de iluminação que a empresa indica para a substituição de torre a diesel. Equipamento que passa o dia inteiro carregando, por meio das placas solares. Por isso, possui um banco de bateria.
“Quando a torre é a diesel, tem que ter uma pessoa responsável por ligá-la diariamente, precisa de um caminhão de comboio para fazer o abastecimento, tem troca de óleo, de filtro, manutenção, risco de acidente ambiental… e no caso da torre da ZeroCarbon, ela é automática. Durante o dia, fica carregando solar. Ela identifica quando acaba a iluminação. A placa detecta que está à noite, o sistema reconhece e acende automático. Não precisa ninguém para acioná-la. Fora a redução de custo e o fato de não ter ruído. Pode usar em área hospitalar e até em local aberto”, detalhou Felipe Miranda.
De acordo com o CEO, o foco da ZeroCarbon está nas práticas ESG, com a diminuição de gases poluentes e, também diminuição de custo para o cliente. Um serviço diferenciado, com certificação do Sistema B.
“Somos a segunda transportadora do mundo a obter o certificado. No Brasil, pouco mais de 200 empresas têm”, destacou.
Os clientes são, na grande maioria, mineradoras e empresas que prestam serviço à mineração. Pioneira no mercado de logística, a ZeroCarbon é proprietária de uma fazenda onde é feito plantio de árvores para gerar crédito de carbono e neutralizar 100% das emissões.
A empresa, inclusive, mede o combustível que os colaboradores gastam no deslocamento para o trabalho, o que ele gera de CO2 para ir trabalhar, além de calcular os gastos com água e energia.
“Aí compensamos com o plantio na fazenda. Somos uma empresa familiar, que é a Transcota. E está sendo feita, atualmente, a transição de nome para Zero Carbon, justamente devido a todas as práticas que nós temos. Nosso propósito é ser uma empresa correta com as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa”, disse ele.
Em muitos casos, a ZeroCarbon faz ações em conjunto com outras empresas, como a Sandivic e a Martin, que também estiveram presentes no 13º Workshop Opex, são clientes nossos.
“Fazemos ações como entrega de produtos dessas empresas na Vale nos nossos veículos 100% elétricos. Mostrando para o cliente que somos empresas que se preocupam com o meio ambiente, sem isso ser uma exigência. É uma preocupação de verdade. É o nosso propósito. E nossos clines compactuam”, finalizou Felipe Miranda.
