A Belo Sun Mining Corp. anunciou uma renovação da estrutura de governança da Companhia. Nessa mudança, a empresa também nomeou Adriano Espechit como presidente baseado no Brasil para liderar as operações no país, com objetivo de avançar em seu principal Projeto de Ouro Volta Grande, no estado do Pará.
Baseado em Belo Horizonte e reportando-se diretamente ao Conselho, Espechit liderará o engajamento com órgãos regulatórios e governamentais no Brasil, a coordenação com stakeholders e a preparação para a construção do Projeto de Ouro Volta Grande.
Espechit era da Brazil Potash, onde liderou com sucesso o processo de licenciamento do principal projeto da empresa Potássio Autazes, no Amazonas. Seus cargos anteriores incluem Diretor Executivo na J. Mendo Consultoria, Diretor de Operações na Mirabela Nickel, Gerente Geral nas operações de Mount Keith da BHP Billiton na Austrália, Líder de Projetos na Shell Canadá e Gerente Geral do Projeto de Cobre Sossego da Vale no estado do Pará, Brasil.
Espechit é membro da Sociedade de Mineração, Metalurgia e Exploração, do Instituto Canadense de Mineração, Metalurgia e Petróleo e do Instituto Australasiano de Mineração e Metalurgia. Ele é bacharel em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui MBA pela Universidade de São Paulo.
Sobre a composição do Conselho
Quatro novos diretores foram eleitos para o Conselho, com expertise em desenvolvimento de minas, processo de licenciamento brasileiro, mercado de capitais e operações brasileiras. Hoje, quatro dos seis diretores são brasileiros ou trabalharam extensivamente no Brasil ao longo de suas carreiras.
Clovis Torres, executivo brasileiro do setor de mineração e advogado, foi eleito diretor e nomeado Presidente do Conselho. Ele também assume o cargo de CEO interino, substituindo Ayesha Hira a partir de 4 de julho de 2025. Torres é sócio e cofundador da Mello Torres – um escritório de advocacia brasileiro líder, especializado em direito minerário e ambiental, fusões e aquisições, gestão de crises e reestruturação de dívidas. Anteriormente, foi Conselheiro Geral da Vale, Presidente do Conselho da BR Distribuidora, Conselheiro da Petrobras e Diretor, Presidente e CEO da Furnas Centrais Elétricas – operadora de parques eólicos e usinas de hidrogênio. Possui mestrado em Direito Internacional, Comércio Exterior e Finanças pela Tulane Law School e doutorado em Direito pela Universidade Católica de Salvador.
Carlos Bertoni , geólogo e executivo de mineração brasileiro com mais de 45 anos de experiência global, foi eleito diretor independente. Bertoni explorou e desenvolveu projetos minerais no Canadá, América do Sul e África. Ele liderou programas de exploração na Golden Star, incluindo as minas de ouro de Omai (Guiana) e Rosebel (Suriname), e cogerenciou o desenvolvimento da mina de ouro de Tulawaka, na Tanzânia. No Brasil, atuou como Gerente Nacional da Aura Minerals e dirigiu os trabalhos de exploração e viabilidade na mina de cobre de Serrote. Ele também liderou a definição de recursos minerais nos depósitos de cobre de Copperwood e White Pine, em Michigan, EUA, para a Highland Copper. Mais recentemente, atuou como CEO da Reunion Gold, onde supervisionou a descoberta do depósito de ouro de Oko West, na Guiana, atualmente em construção. Bertoni possui mestrado em Exploração Mineral pela Queen’s University (Canadá), é geocientista profissional registrado em Ontário, Canadá, e membro da Society of Economic Geologists.
Boris de Vries se junta ao Conselho como conselheiro independente. Vries é Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Franco-Nevada e traz uma combinação distinta de expertise comercial, técnica, ESG e operacional, com forte foco na América Latina. Ele passou uma década no Brasil na Hatch, onde atuou como Diretor de Mineração e Processamento Mineral para a América do Sul, supervisionando o desenvolvimento de grandes projetos na região, incluindo vários projetos greenfield de ouro no Brasil. Antes disso, ocupou cargos de operação e execução de projetos na Cambior (agora IAMGOLD Corporation). Vries fala português fluentemente e possui mestrado em Engenharia de Minas pela Universidade Tecnológica de Delft.
Jack Lunnon , que se juntou ao Conselho no início deste ano como um diretor independente e um indicado do grupo La Mancha, foi agora formalmente eleito pelos acionistas. Lunnon atua como Diretor Técnico para o grupo La Mancha e tem mais de quinze anos de experiência em geologia, mineração e investimentos. Lunnon foi anteriormente um Geólogo Consultor para a SLR Consulting e para a Micromine. Ele também tem experiência em nível de conselho, tendo atuado anteriormente como diretor da Elemental Altus Royalties Corp. – uma empresa de royalties listada na TSXV. Lunnon é um Geólogo Credenciado, com especialização em Geologia de Recursos, e possui um Mestrado em Geologia pela Universidade de Southampton.
A Companhia também confirma a reeleição de Peter Nixon e Rui Botica Santos.




