A Samarco anunciou os primeiros ganhos da nova tecnologia adotada para identificação de desvios e anomalias nos processos – antes que se tornem problemas. Há cerca de três meses, foram implantadas funcionalidades necessárias para a gestão de parâmetros de qualidade, monitorados pelo Centro de Operações Integradas (COI) da empresa. Ao detectarem qualquer alteração nos parâmetros críticos, os mecanismos rapidamente acionam alertas automáticos para as equipes operacionais.
Cerca de 40 parâmetros passaram a ser monitorados automaticamente nos concentradores 2 e 3, mineroduto 3 e usinas de pelotização 3 e 4, com regras definidas e notificações integradas. Com o objetivo de aprimorar controles para minimizar perdas na cadeia produtiva do minério, o uso da nova tecnologia resultou na redução de quase 50% na média mensal de desvios relacionados ao ferro. A ação preventiva evita que pequenos desvios evoluam para falhas, comprometendo a qualidade e o ritmo da produção.
“Essa queda trouxe ganhos operacionais significativos, tanto em termos de economia, quanto de estabilidade nos processos. Com menos desvios, reduzem-se também as anomalias, contribuindo para a manutenção da qualidade, performance e estabilidade operacional. A gestão de eventos de qualidade demonstra como o uso estratégico da tecnologia, aliado à atuação preventiva das equipes, pode transformar dados em valor, promovendo mais controle, produtividade e sustentabilidade nos processos industriais”, avalia a coordenadora do Centro de Operações Integradas, Ludmila Beghini.
As próximas fases preveem a expansão do monitoramento para parâmetros ambientais, hídricos e atmosféricos, bem como para parâmetros referentes a ativos operacionais.
