Autores: Alex Sander Teixeira Dias, Cassio Melo Mouras, Eduardo Luiz Giffoni Lima, Flavio Luiz Alves Silveira Segundo, Luiza Alves Rodrigues e Rafael Ferri Dias*
No ano de 2015 foram executadas diversas melhorias no processo de manutenção e nos equipamentos da planta de beneficiamento, trabalhando nas perspectivas de redução de tempo de corretiva, disponibilidade de equipamentos stand-by, capacitação, confiabilidade, sobressalentes e padronização. Essas ações garantiram um aumento de 18,7 pontos percentuais na disponibilidade física em 2015 em comparação com 2014.
[themoneytizer id=”24055-1″]
INTRODUÇÃO
A manutenção tem se destacado cada vez mais como área fundamental para o sucesso das empresas. O impacto de uma manutenção ineficiente pode definir a rentabilidade do negócio e a sobrevivência do empreendimento. Portanto, introduzir técnicas de gestão, tecnologia, padronização e assertividade se faz tarefa fundamental da manutenção para assegurar a continuidade das atividades industriais. Dependem da estratégia de manutenção a funcionalidade, a disponibilidade e conservação dos ativos industriais, dando a manutenção status de pilar fundamental de toda empresa competitiva.
A disponibilidade física é um dos principais indicadores de manutenção, representando as horas em que o ativo ficou disponível para operar, sendo calculado considerando o tempo calendário de operação, retirando o tempo de parada programada para manutenção (TPPM) e tempo de parada não programada para manutenção (TMNP).
Neste trabalho serão tratadas as perspectivas que influenciam na disponibilidade de uma planta, tratando de assuntos quantitativos e qualitativos, soluções técnicas e gerencias para o alcance da meta disponibilidade.
A planta de beneficiamento UTM II da Gerdau, em Ouro Preto (MG), em 2015 alcançou níveis de 85,4% de disponibilidade física.
[themoneytizer id=”24055-2″]
DESENVOLVIMENTO
Com o objetivo de aumentar a disponibilidade física na planta de beneficiamento UTM II da Gerdau, inicialmente foi criado um mapa de raciocínio com as principais perspectivas a serem avaliadas neste trabalho, conforme apresentado na figura 1.
Figura 1 – Mapa de raciocínio aumento de disponibilidade UTM II
Para cada uma das perpectivas foram avaliadas ações e projetos necessários para alcançar a meta de aumento de 13 pontos percentuais na disponibilidade física da UTM II.
[themoneytizer id=”24055-16″]
IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
Com objetivo de identificar as causas da indisponibilidade da UTM II foram realizadas análises através de paretos e árvorede perdas, conforme mostrado nas figuras 2 e 3.

Figura 2 – Árvore de Indisponibilidade UTM II

Figura 3 – Árvore de Causas de TMNP
[themoneytizer id=”24055-19″]
AÇÕES DESENVOLVIDAS
A partir da análise de causas apresentada na seção anterior foram discutidas as principais ações a serem tomadas para garantir o aumento de disponibilidade física da UTM II, além de tratadas todas as perspectivas identificadas, sendo as principais: redução de tempo de manutenção não programada, disponibilidade de equipamentos stand-by, capacitação, confiabilidade, sobressalentes e padronização. Essas ações foram organizadas na EAP apresentada na figura 4. Para cada um dos subprojetos e ações associados ao projeto de aumento de disponibilidade foi definida uma meta individual com objetivo de garantir o resultado de aumento de 13pp, conforme apresentado na figura 5.