Complexo Solar Janaúba será o maior do Hemisfério Sul com 1,6 GWp até 2025
O Complexo Solar Janaúba, operado pela Elera Renováveis, controlada pelo grupo Brookfield, segue em expansão com previsão de inauguração para o primeiro trimestre de 2025. Localizado no Norte de Minas Gerais, o complexo já é considerado o maior em operação no Hemisfério Sul e passará de 1,2 GWp para 1,6 GWp de capacidade instalada, com a adição de 700 mil módulos solares.
Ao todo, a Elera já investiu R$ 5 bilhões no empreendimento, que conta com quase 30 parques solares, sendo nove deles em parceria com sócios de autoprodução de energia. O Complexo Solar Janaúba ocupa uma área de 3 mil hectares, equivalente a 4,3 mil campos de futebol, e possui 2,2 milhões de painéis solares.
Leia também: Atlas Renewable fornecerá 2 TWh de energia solar para Albras
A Elera Renováveis é uma geradora 100% renovável, com portfólio de 3,8 GW distribuídos em mais de 110 ativos de geração hidráulica, eólica e solar no Brasil. A empresa se destaca na oferta de soluções personalizadas para o mercado livre de energia, como autoprodução, energia incentivada, créditos de carbono e soluções verdes integradas.
Janaúba e o abastecimento da Vivo
Um dos destaques do Complexo Solar Janaúba é a parceria com a Vivo. Quatro parques solares, somando 237 MWp, atenderão mais de 75% do consumo da operadora no mercado livre, abastecendo mais de 200 unidades consumidoras em média tensão. O consumo da Vivo representa 20% da produção total do complexo, equivalente a 440 mil placas solares.
A escolha de Janaúba se deve aos altos índices de irradiação solar e baixa nebulosidade, tornando a região uma das melhores do Brasil para geração fotovoltaica. O investimento reforça o compromisso da Elera e de empresas parceiras com a sustentabilidade, a neutralidade de carbono e o crescimento de uma matriz energética mais limpa e eficiente no país.





