Atlas Renewable Energy fechou contrato com a fabricante de alumínio Albras para fornecimento de 2 terawatt-hora (TWh) por ano de fonte renovável. A energia que atenderá a Albras virá do Projeto Fotovoltaico Vista Alegre, com início de operação previsto para 2025. Segundo as empresas, esse contrato é um dos maiores acordos privados da América Latina e um dos mais longos – 21 anos.
Localizado em Minas Gerais, o projeto Vista Alegre tem potência de 902 MWp (o equivalente a 768 MWac de capacidade instalada) e a energia que pode ser gerada pelo parque equivale a tirar mais de 61,8 mil carros das ruas, além de compensar cerca de 154 mil toneladas de emissões de CO2 por ano, segundo a Atlas.
Com o acordo, a parceria entre a Atlas e a Albras possibilitará a geração de energia renovável que poderia abastecer uma cidade como Brasília, com aproximadamente 3 milhões de habitantes. “Estamos fechando o segundo contrato com a Albras, o que atesta nossa capacidade de proporcionar competitividade e previsibilidade à gestão energética de nossos clientes para atingir suas metas de sustentabilidade”, afirmou em nota Luís Pita, diretor da Atlas no Brasil.
O outro contrato entre as empresas está relacionado ao projeto da usina solar Boa Sorte, em Minas Gerais, que tem 438 megawatts (MW) e deve gerar 815 GWh anuais também dedicados exclusivamente a Albras. No modelo de negócios de autoprodução, a Albras passa a deter uma participação acionária na usina (não revelada). Já na usina de Boa Sorte, 33% do projeto pertence a Albras e a Hydro Rein. A vantagem é a garantia do fornecimento e condições de preço pré-definidas, segundo apurou o Valor. Para a Atlas, o benefício é ter um cliente de grande porte que também assume os riscos de um projeto novo (greenfield).
De acordo com o diretor da Atlas, além de proporcionar competitividade e previsibilidade à gestão energética, esse tipo de contrato de autoprodução vem se consolidando como uma alternativa para fornecimento de energia para as empresas. “O modelo deste contrato vem se consolidando como uma das grandes soluções em fornecimento de energia para empresas, com vantagens nas diretrizes de ESG e economia, além da preservação do planeta com o consumo de energia renovável”, completou Pita em entrevista ao Valor.
Atlas Renewable Energy é uma empresa de geração de energia renovável que desenvolve, constrói e opera projetos de energia renovável com contratos de longo prazo. O portfólio atual da empresa é de 2,2 GW de projetos contratados em fase de desenvolvimento, construção ou operação, e pretende se expandir em mais 4 GW nos próximos anos. A empresa detém uma das maiores bases de ativos de energia solar do Brasil, com quase 1 GW de capacidade instalada entre projetos em construção e em operação.