Vanessa Aparecida Apostólico Coordenadora de SSMA da Apoena

Eu sou Vanessa Aparecida Apostólico, natural de Santo André, São Paulo. Em 2005, me formei em Tecnologia Ambiental e, em 2007, em Engenharia Ambiental, ambas pela Fundação Santo André. Pela Universidade de São Paulo (USP), me formei em Engenharia de Segurança e Saúde do Trabalho em 2010.

Enquanto graduanda, fiz estágio na área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) em indústria farmacêutica e empresas de consultoria, mas eu queria mesmo era encontrar um trabalho no qual eu pudesse colocar meus conhecimentos em prática, crescer, ser valorizada e, acima de tudo, cumprir com meu juramento profissional. Afinal, meu objetivo é preservar o meio ambiente, a saúde e a segurança das pessoas.

Iniciei uma busca incansável até que, em janeiro de 2011, recebi uma ligação do RH de uma empresa multinacional de mineração de ouro, que tinha seu escritório central em São Paulo e estava à procura de um Engenheiro de Segurança Corporativo com disponibilidade para viagens. Fiquei tão feliz com essa oportunidade e com fé que tudo daria certo. Acordei bem cedo no dia agendado, coloquei minha melhor roupa e fui para a entrevista.

Primeira etapa: Entrevista com o RH. Segunda etapa: Entrevista com o Gerente Coorporativo de SSMA. Foi quando recebi uma nova proposta, que mudou minha vida. Essa empresa estava com uma unidade em fase de implantação no interior do Mato Grosso, na qual precisavam de um Engenheiro de Segurança para acompanhar o processo de implantação, com perspectiva de continuar na fase de operação. Confesso que o medo foi enorme, sair do conforto da casa dos pais, sozinha, e ir morar a 2.200 Km de distância. Foi desafiador, mas aceitei.

Cheguei em Pontes e Lacerda (MT) aos 26 anos, como Engenheira de Segurança do Trabalho Junior.  Participei do processo de construção, start-up e operação. De um terreno vazio ao primeiro bullion de ouro. Que satisfação! Mais satisfação ainda senti quando percebi que tudo isso aconteceu sem nenhum acidente grave, com o projeto totalmente licenciado.

Vivendo no mundo da mineração, me dei conta do quanto o setor é importante. A mineração está em tudo: Na tecnologia, construção, agronegócio… E o quanto nos proporciona aprendizado, crescimento e novos desafios.

Assim continuei minha trajetória em Pontes e Lacerda. Já são oito anos no mesmo projeto, Ernesto/Pau-a-Pique. Ele foi e continua sendo meu projeto de vida. Há oito anos, estava sozinha, recém-formada e com medo. Hoje, sou esposa e mãe de um bebê lindo de um ano. Profissionalmente, atuo como Coordenadora de SSMA da Apoena, área que engloba os programas de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Gestão de Barragem. Minha vida mudou muito, mas sigo com o mesmo propósito de preservar o meio ambiente, a saúde e a segurança das pessoas.

2 comentários em “Vanessa Aparecida Apostólico Coordenadora de SSMA da Apoena

  • 18 de abril de 2019 em 21:00
    Permalink

    Parabéns Vanessa, é com garra, determinação e muita coragem que rompemos as fronteiras do desconhecido, depois de tudo descubrimos que esse desconhecido é o nosso melhor caminho… Sucesso!!!

    Resposta
  • 9 de maio de 2019 em 23:12
    Permalink

    Fantástico ver a história de uma amiga irmã que desbravou o mundo! Sempre acreditei no seu potencial. Vem na minha que é sucesso by Van. Continuo te admirando e desejando seu sucesso! Sempre guiada por Deus.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *