Aumento da produtividade, utilização de correias transportadoras de longa distância, otimização do uso de equipamentos, são algumas das medidas que permitiram uma redução nos custos da mineradora
A mineradora espera reduzir ainda mais o custo por tonelada produzida com a entrada do projeto S11D, previsto para o segundo semestre de 2016. O complexo terá o menor custo de produção, podendo atingir US$ 7/t (a média será de US$ 10/t) e irá contribuir para que o valor gasto pela empresa para levar a commodity para a China fique abaixo dos US$ 24/t em 2018.
Como parte do seu programa de reduzir custos, a empresa fez a substituições de caminhões por correias transportadoras nas unidades de Carajás e Itabira, reduzindo em 40% a distância transportada e dispensando o uso de carregadores, o que faz parte do programa truckless. Outra medida refere-se à padronização de máquinas, que engloba a utilização de equipamentos de poucos fabricantes, que resulta, segundo a empresa, em maior produtividade, confiabilidade e menores custos de manutenção em função do maior conhecimento e especialização em menos modelos.
Na parte de otimização da mina e capacidade da frota de transporte houve um aumento de 40% na vida útil dos equipamentos da mina como resultado da nova estratégia de manutenção, redução na relação estéril/minério devido a atualização do modelo de mineração, aumento de 22% na produtividade dos caminhões devido ao maior controle de velocidade e menores tempos de carga, descarga e espera.
Outra estratégia da Vale diz respeito à instalação do Centro de Distribuição da Malásia, que faz a blendagem do minério de ferro do Sistema Norte com o minério do Sistema Sul, aproximando estoques aos clientes na Ásia. O produto, denominado Brazilian Blend Fines (BRBF), é um mix de 70% do minério de Carajás com 30% do minério dos sistemas Sul e Sudeste. Em comparação ao produto australiano, o minério de ferro tem maior teor de ferro, menos fósforo e menos alumina. Em função da qualidade e boa aceitação da matéria-prima no mercado global, o produto tem sido negociado com um prêmio médio de US$ 3,0/t. A capacidade total do centro de distribuição é de 30 Mtpa e deve ser alcançada no segundo semestre de 2016. Já as vendas de BRBF devem alcançar 20Mt em 2015.
Investimentos
Para 2016, a empresa pretende investir US$ 6,2 bilhões, abaixo dos US$ 7,6 bilhões estimados em janeiro de 2015. Considerando os números revisados, a Vale vai cortar em 24% do investimento em 2016. A companhia, que tem sido a maior produtora global de minério de ferro, prevê investir US$ 3,2 bilhões em projetos de capital e US$ 3 bilhões em manutenção e reposição em 2016.
Segundo informações da empresa, o motivo é que seu ciclo de investimentos de crescimento está quase no fim, sendo que, em 2017, o único investimento significativo em andamento será nos segmentos logísticos do S11D. Após isso, os investimentos serão majoritariamente em manutenção e reposição.
S11D terá custo médio de US$ 10/t
A companhia planeja produzir entre 340 milhões e 350 milhões de toneladas de minério de ferro em 2016, pouco avanço ante a previsão de produzir 340 milhões até o fim deste ano. A extração da commodity no próximo ano é também menor do que a planejada em dezembro de 2014, quando a empresa estimava produzir 376 milhões de toneladas em 2016.
S11D
O S11D terá capacidade inicial para 90 milhões t/ano de minério de ferro com teor de 66,7% e custo total na casa dos US$ 17 bilhões, sendo US$ 6,868 bilhões para a parte da mina e o restante para a logística de transporte do minério até o porto.
Em dezembro, a companhia finalizou a montagem das primeiras máquinas de pátio do S11D, uma empilhadeira de lança dupla e uma recuperadora tipo ponte. O trabalho durou cerca de 10 meses e foi finalizado em dezembro. Com isso, o avanço físico do complexo atingiu 77%.
As máquinas fazem parte do pátio de regularização e em breve entrarão em comissionamento. Cada equipamento tem capacidade para trabalhar em média com cinco mil toneladas por hora. No total, 14 máquinas vão compor os pátios de regularização e de produtos da Usina do S11D e a conclusão de todas as montagens estão previstas para abril de 2016.