Vale está concluindo o comissionamento de Onça Puma e Nova Caledônia

A Vale anunciou o sucesso no comissionamento de seus dois grandes projetos de níquel, Vale Nova Caledônia (VNC), anteriormente Goro, e Onça Puma.

A fase de comissionamento de Onça Puma será concluída no final de setembro e será seguida pelo início do período de ramp up em outubro de 2010. O início de produção comercial é esperado para janeiro de 2011.

Onça Puma é uma mina de níquel construída sobre uma jazida de níquel laterítico saprolítico no Pará, com capacidade de produção nominal estimada de 58.000 tm de níquel em ferro-níquel, seu produto final.

Após a VNC operar continuamente a unidade 2 de lixiviação ácida sob alta pressão (High Pressure Acid Leaching – HPAL 2) por três semanas, deste modo atingindo o critério de estabilidade, a produção irá retornar para HPAL 1 e HPAL 3 seguindo um perfil pré-determinado e sustentável de ramp up.

A fase de comissionamento está praticamente completa, sendo realizados reparos e mudanças de projeto de parte das colunas internas da refinaria. A solução de níquel resultante do HPAL tem sido transformada em um produto intermediário, Nickel Hydroxide Cake (NHC), o qual está sendo vendido para clientes.

Segundo a Vale, o projeto marca o começo do ciclo de produção das unidades upstream do VNC enquanto os reparos e as mudanças no projeto de parte das colunas internas de extração de solvente da refinaria continuarão sendo realizados até o final deste ano.

A VNC é a maior operação no mundo baseada em uma jazida de níquel laterítico limonítico, situada na Nova Caledônia no sul do Pacífico, com uma capacidade de produção nominal estimada de 60.000 tm por ano de níquel contido em óxido de níquel e 4.600 tm de cobalto como subproduto.

Para a mineradora, o sucesso no comissionamento destes dois grandes projetos greenfield contribui para a consolidação da liderança global da Vale na indústria de níquel.

Fonte: Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *