New Century recua da compra da planta de Nova Caledônia

A New Century Resources da Austrália anunciou que não apresentará oferta para a planta da Vale na Nova Caledônia e a mina de níquel-cobalto Goro na pequena ilha. A empresa disse que as negociações com as partes interessadas não foram capazes de formatar um pacote de financiamento e estrutura de capital.

Enquanto isso, a Vale anunciou que medidas seriam tomadas para colocar a instalação sob cuidados de manutenção visando a uma possível paralisação. A Vale informa manter esforços com o Estado francês, que controla a Província do Sul da Nova Caledônia, para gestão da planta para alcançar resultado positivo futuro, que já produziu mais de 30 ktpa de níquel e 3 ktpa de cobalto.

A empresa já colocou o ativo à venda em 2017. No final de 2019, a Vale anunciou uma reestruturação das operações, que incluiu o fechamento da fase de refino e redirecionamento da produção exclusivamente para produtos intermediários de níquel.  Naquela época, esperava-se que a desativação do estágio de refino reduziria o perfil de risco e os custos da planta, mas apesar disso a venda para a New Century não se concretizou. Esse complexo de níquel é originário da fusão da Vale com a Inco canadense.

Fonte: Roskill

Deixe uma resposta