Totvs integra diversas plataformas em um sistema

A Totvs, empresa de sistemas de gestão integrada, tem ganhado espaço na indústria de mineração com soluções tecnológicas desenvolvidas especialmente para os setores de extração e mineração. O principal produto para este segmento é o software Totvs Série T – Manufatura.

“O software faz todo o gerenciamento e a gestão integrada dos processos de uma mineradora, desde a extração mineral”, diz Vladimir Michels, diretor de Manufatura da empresa. “Muitas vezes, essa parte [de mineração] é feita por equipamentos especializados. O que fazemos é a integração desses softwares com o nosso sistema.”

Além de integrar o controle dos equipamentos de mineração, a plataforma da Totvs ainda unifica sistemas de suprimentos, recebedoria, comercial, marketing, vendas, financeiro, controladoria, RH e expedição.

De acordo com Michels, o software tem atraído as mineradoras pelo fato de grande parte dessas empresas trabalharem com commodities, já que o preço de venda das substâncias é pré-fixado. A plataforma otimiza a relação dos custos de produção e garante controle para que haja disponibilidade da linha de produção.

Um dos módulos do software é o sistema Gestão de Frotas e Manutenção Industrial. O módulo gerencia o controle de combustível, desgaste de pneus, documentação de equipamentos e calendário de manutenção.

Outro módulo importante é o de gestão ambiental. “As empresas têm que lidar com seus resíduos e o módulo faz todo o acompanhamento ambiental, como o que pode ser descartado, os efluentes químicos, acompanhamento do material utilizada na extração do minério”, diz Michels.

A Plataforma Fluig, outro módulo do Totvs Série T- Manufatura, também é um dos destaques para as empresas. «A plataforma adiciona a funcionalidade de gestão de documentos ao software. Mapas das minas e plantas são gerenciadas pelo sistema, que também faz o fluxo de trabalho previamente definido”, explica.

No momento, a solução, que foi lançada em 2010, está em sua 11ª versão. Até o meio deste ano, a Totvs deverá liberar mais de mil novas funcionalidades para o sistema.

No final do ano passado, a empresa liberou duas novas soluções móveis para o sistema: a notificação de ocorrência ambiental e a solicitação de manutenção de um ativo. “Direto do smartphone é possível informar sobre uma ocorrência ambiental ou abrir uma solicitação para um equipamento”, afirma o diretor de Manufatura.

No processo de instalação do software, a Totvs implementa uma personalização do sistema para que a mineradora tire o proveito necessário da solução. “Pode-se mudar o processo da empresa e dessa análise temos um plano de implementação, que contempla a personalização do sistema e o treinamento dos usuários”, afirma Michels.

Segundo ele, o diferencial da solução é a integração de todas as áreas da empresa. “Recentemente, liberamos uma nova ferramenta que permite ao usuário configurar e parametrizar o tributo de cada componente. Agora, o software também faz o gerenciamento tributário e fiscal da mineradora”, conclui.

Deixe uma resposta