Tecnologia identifica falhas em furos antes de explosivos serem usados em minas
Uma tecnologia apresentada pela Enaex Brasil durante a Exposibram 2026, realizada de 24 a 27 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte, permite conferir se os furos feitos para o desmonte de rochas estão de acordo com o planejamento antes do carregamento dos explosivos. Batizado de BlastScout Radar faz medições digitais e envia os dados para as equipes responsáveis pela operação.
O equipamento verifica informações como latitude, longitude, profundidade, inclinação e presença de água nos furos. Com os dados em mãos, é possível identificar eventuais diferenças entre o que foi planejado e o que foi executado e fazer ajustes antes da detonação.
“Uma das etapas mais importantes no projeto e no processo de desmonte é garantir a aderência entre o projeto e a realidade na hora da execução. A gente tem tecnologias para medir essa aderência e garantir que os processos evoluam para o mínimo de desvio”, explica Antoine Moreau, gerente de inovação e marketing da Enaex Brasil.
Segundo Moreau, os dados coletados pelo equipamento são enviados para a nuvem e podem ser acompanhados pelas equipes de engenharia. Caso seja identificado algum problema na perfuração, os profissionais conseguem avaliar a necessidade de mudanças no carregamento dos explosivos.
O Scout Radar foi utilizado inicialmente em uma mina de ferro da Vale, em Serra Norte, no Pará. A experiência rendeu à Enaex um prêmio e, posteriormente, a tecnologia passou a ser adotada por outros clientes no Brasil e no exterior, incluindo operações de mineração e empresas do setor de cimento.
A ferramenta é oferecida pela Enaex como parte dos serviços de desmonte de rochas, e não como um equipamento vendido separadamente. A empresa também apresentou na Exposibram outras soluções voltadas à redução da exposição de trabalhadores a atividades de risco, além de tecnologias para controle da energia e da temporização dos explosivos.



