Categorias

21 de outubro de 2021

Luciana Conegundes Alves Costa, Engenheira civil em atuação no Quadrilátero Ferrífero

Escolhi fazer engenharia por sempre ser fascinada com as grandes construções. Gostava de ver, quando pequena, a evolução das obras que havia onde eu vivia. Gostava de matemática e física!

Daí pensei um dia serem engenheira! E sempre com a ajuda de Deus e minha Mãe, foquei no meu objetivo e comecei a estudar. Fiz o vestibular para engenharia e para educação física, pois também apreciava esta área. Mas optei pela engenharia civil.  Cursando a engenharia fiz vários estágios, dentre eles na autarquia da prefeitura de Belo Horizonte, SUDECAP. Permaneci por lá 10 anos. Em 2004 morei na Itália, buscando novos desafios, retornando em 2006, quando me dediquei a maternidade.

Em 2007, entrei para a área de mineração e não sai mais!

Trabalhei em várias unidades do Quadrilátero Ferrífero, voltada sempre para obras civis e de estruturas de barramentos e contenções. Por vários anos atuei como Gestora de contratos, coordenando e entregando várias obras dentro da mineração. E conhecendo pessoas incríveis como meu Mestre Dinesio Franco, um dos pioneiros da Geotecnia.

Tive a oportunidade também de ir para o Pará iniciar a implantação de um sistema de bombeamento de fundo de cava de uma grande mina.

Em 2015, tive o prazer de fazer parte da implantação de um projeto minero industrial, na região do Triangulo Mineiro, como Engenheira Especialista civil/ geotécnica, onde lá tivemos vários desafios e interfaces desde o licenciamento (LP+LI+LO), para construção de três barragens, terraplenagem de todo pátio da indústria e pilha de estéril, até a participação junto a operação nos monitoramentos, inspeções e interfaces junto aos órgãos ambientais fiscalizadores.

Atualmente, estou retornando assim para onde tudo começou… Quadrilátero Ferrífero!

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp