Múltiplos sistemas para gerenciamento de estruturas

A Hexagon Geosystems, empresa que oferece solução completa e totalmente integrada para monitoramento de estabilidade estrutural, com produtos desenvolvidos exclusivamente para este fim, apresentou no Workshop a medição contínua e sistemática de características físicas de uma estrutura ou de pontos específicos dela, que é feita por inspeções visuais, sensores geodésicos, geotécnicos e meteorológicos.

De acordo com a empresa, a partir do histórico e cruzamento de dados confiáveis, entende-se o comportamento das estruturas, definindo tendências e detectando riscos.

Com isso, é possível tomar decisões críticas no que tange a operação, manutenção e a segurança das mesmas.

O monitoramento por campanha é o uso de instrumentos de alta precisão e produtividade integrados a softwares de processamento e análise, com frequência programada. O monitoramento
contínuo 24/7 integra diversos tipos de sensores a softwares de controle, processamento e análise.

Já o ponto a ponto detecta deslocamentos em três vetores em camadas superficiais e profundas. O monitoramento de superfície avalia deformação de massa e áreas de influência utilizando radares interferométricos, laser scanners terrestres e aerotransportados. Por meio de imagem é possível ainda controle e inspeção.

A empresa explica que as soluções integradas GeoMonitoring HUB combina, analisa, visualiza e cruza todas os resultados das medidas entregues por sistemas de monitoramento automáticos, como estações totais, GNSS, sistemas radar, sensores geotécnicos e de meio ambiente, além de leituras manuais ou por campanha.

Essas tecnologias são empregadas no monitoramento geodésico feito na Mineração Morro do Ipê, que tem uma barragem de rejeito a montante e próxima dela existe uma comunidade de moradores. Por este motivo, tem sido de suma importância o monitoramento das deformações nas três direções, além de definir níveis de alerta para a estrutura, para que assim possam ser prevenidos possíveis acidentes.

De acordo com a Hexagon, com o sistema de monitoramento geodésico, o usuário pretendia garantir que teria conhecimento, em tempo real, de quaisquer deslocamentos que podiam vir a ocorrer e otimizar o tempo de resposta para situações de emergência.

A solução ofertada no Morro do Ipê é de um monitoramento geodésico com Leica TM50, junto a 70 prismas de monitoramento instalados na estrutura. Foi fornecido também os softwares GeoMoS Monitor + GeoMoS Now, para coleta, configuração, armazenamento, análises e geração de relatórios de dados e resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *