Mina de Catalão e Tapira adotam MIP 70 para extrair +500mil t/ano

Mina de Catalão e Tapira adotam MIP 70 para extrair +500mil t/ano

Com mais de quatro décadas de operação, as minas da Mosaic Fertilizantes em Catalão (GO) e Tapira (MG) passaram por avanços significativos em eficiência operacional, controle ambiental e segurança nos últimos anos. As unidades se consolidam como referências em lavra fosfática no Brasil, adotando tecnologias de ponta para otimizar processos e ampliar sua produtividade, com destaque para a implantação do projeto MIP 70 e o uso de inteligência artificial nas frentes operacionais e de segurança.


Modernização e expansão das unidades de Catalão e Tapira

Catalão: expansão de reservas e controle em tempo real

A unidade de Catalão segue com pesquisas voltadas à expansão de suas reservas em áreas com direitos minerários já assegurados. O complexo é equipado com um Centro de Operações Integradas (COI), que realiza o monitoramento contínuo de mina, usina e planta de fertilizantes, com uso de sensores, câmeras e inteligência artificial.

Tapira: otimização da planta e estabilidade operacional

Já em Tapira, os investimentos se concentram na modernização da planta, com foco na estabilidade da britagem durante períodos chuvosos, por meio do projeto “Britabilidade garantindo a estabilidade operacional”, que aumentou a produtividade média em 10% e reduziu paradas operacionais em 39%.

Leia também: Maior Correia Transportadora Suspensa do Mundo Reduz Impacto Ambiental e Movimenta 1.500 t/h


Projeto MIP 70: aumento de recuperação e eficiência ambiental

O Metalurgical Improvement Project (MIP 70) tem como objetivo elevar a recuperação metalúrgica dos complexos, passando de 60% para 70%, o que equivale a 50 mil toneladas adicionais ao ano. O projeto também reduz a geração de rejeitos e o impacto ambiental das operações.


Eficiência energética e redução de emissões com o Projeto Diesel

Desde 2023, o Projeto Diesel promoveu uma economia de 6 milhões de litros de combustível nas operações das quatro minas da Mosaic no Brasil, evitando a emissão de cerca de 15 mil toneladas de CO₂ em 2024. A iniciativa inclui a instalação de sensores nos caminhões e análise de performance em tempo real.

Leia também: Redução de custos operacionais é prioridade absoluta


Segurança das barragens e controle geotécnico integrado

Sala de Controle Integrada em Tapira

Desde 2020, todas as barragens da Mosaic são monitoradas a partir de Tapira, com sistemas automatizados e técnicos dedicados 24/7. A estrutura centraliza dados geotécnicos, pluviométricos e hidrológicos de barragens em MG, GO e SP.

Sistemas inteligentes para risco zero em Catalão

Na unidade de Catalão, sistemas elétricos foram substituídos por versões inteligentes, com painéis corta-fogo, sensores de risco e robôs automatizados para descarregamento de ácido sulfúrico, reduzindo a exposição humana.


Qualidade e previsibilidade no processo de britagem

Modelagem estatística de produtividade

A análise combinada de variáveis como teor de P2O5, umidade e granulometria permitiu criar um modelo estatístico de mistura de minério por frente de lavra, otimizando a formação de pilhas e o desempenho na britagem.

Resultados alcançados

Entre os principais ganhos:

  • +10% de produtividade na britagem
  • -39% nas paradas operacionais
  • -26% nos deslocamentos de equipamentos
  • Economia de 87.100 litros de diesel
  • Redução de R$ 6,6 milhões em custos operacionais

Projeto GEAR: excelência em gestão de frota e infraestrutura

O Gerenciamento Estruturado de Atividade Rotineira padronizou rotinas operacionais em Tapira. Com isso, a mina registrou aumento de 5% na carga média transportada, 14% na velocidade média e queda de 7,8% no tempo de carregamento. Desde 2020, a economia total em diesel foi de US$ 8,7 milhões.


Catalão: mais da metade dos fosfatados do Centro-Oeste

Produção e lavra

Catalão é responsável por mais de 54% dos fertilizantes fosfatados produzidos no Centro-Oeste. O complexo extrai 6 milhões de toneladas de minério e movimenta 12 milhões de toneladas de estéril por ano, com uso do sistema truck & shovel.

Beneficiamento e flotação

A planta opera com britagem, moagem, classificação e flotação em colunas e células mecânicas. A rocha fosfática gerada é enviada via mineroduto ou transporte rodoviário/ferroviário para unidades da Mosaic em Uberaba (MG) e Cajati (SP).


Tapira: maior operação de fosfato do Brasil

Capacidade de produção e logística

A unidade de Tapira produz 1,84 milhão de toneladas de concentrado convencional e 160 mil toneladas de ultrafino ao ano. O mineroduto de 123 km leva 92,5% da produção à planta de Uberaba, onde são fabricados fertilizantes e fosfatos para nutrição animal.

Processo mineral e flotação

O beneficiamento envolve britagem, moagem, flotação em etapas e separações magnéticas. A planta possui alta automação e integra tecnologias para maximizar o aproveitamento do P2O5 presente na jazida.

Leia também: Indústria foca em alta tecnologia e automação


Estrutura operacional e geração de empregos

Catalão: 800 trabalhadores; 90 equipamentos pesados próprios

Tapira: 1.100 postos diretos e indiretos; 64 equipamentos pesados