Lilian Pimentel, mineira de Pará de Minas, tenho 32 anos e sou Geotécnica na Hydro, em Paragominas

Meu nome é Lilian Pimentel, mineira de Pará de Minas, tenho 32 anos e sou geotécnica na Hydro, em Paragominas. Sempre fui fascinada por vulcões e fósseis, porém, foi em uma Mostra das Profissões da Universidade Federal de Minas Gerais que me apaixonei pela Geologia. Logo após essa mostra, prestei vestibular e passei para o curso na Unicamp, em Campinas-SP. Durante a faculdade fiz um ano de estágio na área de infraestrutura de transporte e barragem de hidrelétricas, e ali eu percebi o quanto gostaria de atuar na área geotecnia.

Estou continuamente aprimorando meus conhecimentos em geotecnia com o mestrado na Universidade Federal de Ouro Preto e com os desafios constantes na Hydro, onde estou há dois anos. Infelizmente, um dos grandes obstáculos a se superar segue sendo o preconceito por ser mulher, isso ainda é muito forte na área da mineração. Ao ocuparmos uma nova posição em uma empresa temos que provar nossa capacidade três vezes mais do que um homem. O que é uma pena, pois isso demanda uma energia enorme, além da que já dispendemos normalmente com o trabalho. Mas vejo como um processo de construção, já que em todas as empresas que trabalhei, esse impacto negativo foi diminuindo e uma relação de confiança foi sendo construída.

O Pará é um estado de riqueza cultural impressionante, até então pouco conhecido pra mim. Conhecer sozinha um lugar novo, ficar longe da família e dos amigos continua sendo um pouco difícil, mas tudo fica mais fácil com o acolhimento tanto dos colegas de empresa quanto da comunidade paragominense.    

Deixe uma resposta